Os limites do Ensino Fundamental I

problematizando transtornos e esquemas mentais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.242

Palabras clave:

Esquemas mentais, Limites, Problematização dos transtornos, Escola, Educação

Resumen

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar a importância dos limites no Ensino Fundamental I, dando ênfase na problematização de transtornos e de esquemas mentais. A ausência dos limites na escola está muito presente na atualidade. Desse modo será visto como os alunos se comportam diante dos seus docentes, demonstrando se há falta de limites dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, uma no Vale do Caí e a outra na Encosta da Serra. Para dar seguimento, o processo deu-se por pesquisa de cunho qualitativo, utilizando estudos bibliográficos e um estudo de campo para a aplicação de entrevistas e questionários, através dos quais se procura interpretar as concepções dos professores perante os seus pareceres sobre os limites no Ensino Fundamental I. Para finalizar, efetuou-se a coleta de dados, relacionando com a fundamentação teórica e analisaram-se os resultados.

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Biografía del autor/a

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2020-12-31

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

BENDER, Gabrieli Maria; MEINHARDT, Giovani. Os limites do Ensino Fundamental I: problematizando transtornos e esquemas mentais. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 76–91, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.242. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/184. Acesso em: 1 sep. 2024.

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