Por uma formação de base linguística para o/a futuro/a pedagogo/a

uma discussão necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i2.258

Palavras-chave:

Professores - Formação, Formação inicial, Alfabetização, Linguística, Pedagogia

Resumo

Este artigo, de cunho ensaístico, propõe reflexões a respeito da presença (ou não) da formação de base linguística dentro dos cursos de Pedagogia, compreendendo que o egresso desta licenciatura é um profissional habilitado para atuar em turmas de alfabetização. Para tanto, recorre a uma fundamentação teórica embasada na concepção de linguagem e aprendizagem como frutos de interação e mediação, assim como propõem Soares (2016, 2020) e outros estudiosos da área, que costumam olhar para a práxis na alfabetização. A partir da observação de grades curriculares de cursos de Pedagogia das práticas de professores/as alfabetizadores/as, buscou-se elencar pontos que seriam imprescindíveis para se (re)pensar os conhecimentos dos/as futuros/as pedagogos/as no que concerne à alfabetização, ancorados neste texto por três afirmações: (i) é preciso compreender que o alfabetizador é um profissional que trabalha com a linguagem; (ii) é preciso distinguir método de concepção; (iii) é preciso ampliar as bases linguísticas da Pedagogia. Tais afirmações nomeiam as seções nas quais este artigo se divide e também fundamentam a construção de uma lista de conhecimentos para futuros/as alfabetizadores/as.

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Biografia do Autor

  • Joseane Matias, Smed Novo Hamburgo

    É graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), especialista em Gestão Escolar pela UCB (2004), em Leitura e Produção Textual pela Unilasalle (2008) e mestra em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Cursa Doutorado em Linguística Aplicada na mesma universidade, onde faz parte do grupo LID (Linguagem, Interação e Desenvolvimento). 

  • Driele Fernanda Nery Severo, Smed Novo Hamburgo

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas(2015) e especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria(2018). 

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Publicado

31-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MATIAS, Joseane; SEVERO, Driele Fernanda Nery. Por uma formação de base linguística para o/a futuro/a pedagogo/a: uma discussão necessária. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 2, p. 23–34, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i2.258. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/199. Acesso em: 22 dez. 2024.

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