Reflexões de uma professora em conflito

docência e (de)colonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.217%20

Palavras-chave:

Educação, Letramento, Língua portuguesa, Ensino, Decolonialidade

Resumo

Este artigo, de cunho ensaístico, tem como objetivo discutir de que maneira é possível que professores ampliem seus horizontes diante de uma perspectiva decolonial da educação. Para tanto, apresenta, por meio de uma situação-problema relacionada ao cotidiano da escola tradicional, questionamentos iniciais que movimentam a escrita e a autorreflexão. A partir dessa situação, discute a relação entre letramento e decolonialidade de um modo mais amplo, referindo-se à sociedade como um todo, usando como ponto de partida os estudos de letramento propostos por Street (2014) e Kleiman (2007) e os relacionados ao pensamento decolonial a partir de Cadilhe (2020) e outros autores. Essas discussões se conectam à noção freireana de educação emancipatória, a partir da qual são expostas proposições pautadas na adoção de uma postura decolonial na sala de aula, mais especificamente relacionada ao ensino de Língua Portuguesa, na defesa da ideia de que assumi-la requer do professor um posicionamento questionador, relacionado ao letramento crítico e engajado não só na defesa, mas na prática dos direitos humanos

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Biografia do Autor

Joseane Matias, Instituto Superior de Educação Ivoti, Smed Novo Hamburgo

É graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), especialista em Gestão Escolar pela UCB (2004), em Leitura e Produção Textual pela Unilasalle (2008) e mestra e doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, atuando como coordenadora pedagógicada Emeb Presidente JoãoGoulart. Também é professora assistente do Instituto Superior de Educação IVOTI. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com interesse principalmente nos seguintes temas: práticas de linguagem, ensino de língua portuguesa e formação de professores.

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Publicado

04-10-2023

Como Citar

Matias, J. (2023). Reflexões de uma professora em conflito: docência e (de)colonialidade. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 11(1), 49–58. https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.217

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