Do fim ao começo
quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?
DOI:
https://doi.org/10.55602/27xnky17Palavras-chave:
Educação, Intencionalidade pedagógica, Planejamento reversoResumo
Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar
Downloads
Referências
HATTIE, John. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes?: a escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
SOUZA, Rodrigo Luís Bispo. Planejamento Reverso no ensino superior: um relato de experiência. In: CONGRESSO DO ENSINO SUPERIOR DA REDE SINODAL, 2021, Horizontina. Anais [...]. Horizontina, RS: Fahor, 2021. Disponível em: https://fahor.com.br/images/Eventos/CongressoRSE2021/publicacoes/artigos/PLANEJAMENTO%20REVERSO%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR%20-%20UM%20RELATO%20DE%20EXPERIÊNCIA.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
WAECHTER, Fabiane Cristine. Das competências linguísticas ao enfrentamento das turbulências da vida autônoma. 2017. 152 f. TCC (Graduação em Letras - Português - Alemão) - Instituto Superior de Educação Ivoti, Ivoti, RS, 2017. Disponível em: http://pergaweb.ieduc.org.br:8080/pergamumweb/vinculos/00002f/00002ff0.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
WIGGINS, Grant; MCTIGHE, Jay. Under-standing by design (2nd ed.). Alexan-dria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development ASCD, 2005
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivan Douglas Ramos da Silva, Marguit Carmem Goldmeyer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.