Do fim ao começo

quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/27xnky17

Palavras-chave:

Educação, Intencionalidade pedagógica, Planejamento reverso

Resumo

Este artigo investiga o impacto do Planejamento Reverso no processo de ensino e aprendizagem, explorando sua aplicação e os benefícios percebidos pelos estudantes. Inicialmente, apresenta-se a metodologia do Planejamento Reverso, destacando sua abordagem inversa na construção de aulas, priorizando objetivos de aprendizagem antes dos métodos e conteúdos. Com isso, surge a pergunta investigativa central supracitada no artigo: "Do fim ao começo: quais os benefícios do Planejamento Reverso para o processo de ensino e aprendizagem?". À luz de uma análise das respostas dos alunos, evidencia-se uma percepção unânime sobre a eficácia do Planejamento Reverso na criação de planos de aula mais claros, completos e alinhados com as necessidades dos estudantes. O estudo, realizado por acadêmicos de uma faculdade da região metropolitana de Porto Alegre e participantes da cadeira de Laboratório de Língua Portuguesa (LPO), revela a importância da clareza na definição de objetivos, a flexibilidade no planejamento e o enriquecimento proporcionado pela diversidade de perspectivas durante o processo colaborativo, o qual foi experienciado por todos os participantes do projeto proposto pela cadeira de LPO, que planejaram, aplicaram e refletiram sobre seus planos de aula durante todo o semestre. Além disso, ressalta-se a contribuição dessa abordagem para a reflexão sobre a prática docente, estimulando uma constante adaptação e melhoria no processo de ensino. Essa estratégia emerge como um instrumento fundamental, não só para a melhoria do ensino e aprendizagem, mas também para a evolução contínua da prática educacional, apontando para um futuro promissor na formação de professores e no ambiente escolar

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Biografia do Autor

  • Ivan Douglas Ramos da Silva, Faculdade Instituto Ivoti

    Professor auxiliar de educação bilíngue, com ênfase na língua alemã, do Instituto Ivoti. Cursa Licenciatura em Letras - Português e Alemão na Faculdade Instituto Ivoti.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Faculdade Instituto Ivoti

    Possui graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008).

Referências

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Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SILVA, Ivan Douglas Ramos da; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Do fim ao começo: quais os benefícios do planejamento reverso para o processo de ensino e aprendizagem?. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 24–34, 2024. DOI: 10.55602/27xnky17. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/321. Acesso em: 22 dez. 2024.

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