Formação docente

lidando com a emoção do estudante no pós-pandemia

Autores

  • Gisele Raquel Vanin Colégio Sinodal do Salvador
  • Roselaine de Souza Augustin Colégio Sinodal do Salvador
  • Marguit Carmem Goldmeyer Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-7852-7123

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.265%20

Palavras-chave:

Formação docente, Competências socioemocionais, Pandemia, Covid-19

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças impactantes para a vida de todos. No âmbito escolar, o estado emocional dos estudantes se mostrou bastante alterado nesse retorno. Os professores se depararam com este novo e desafiador contexto escolar, para o qual muitos não se encontravam preparados. A escola, tal qual existia antes da pandemia, não existe mais (NASCIMENTO, 2021). Realizamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa entre os professores do Colégio Sinodal do Salvador durante os meses de setembro e novembro de 2022. Os professores foram indagados acerca de questões relacionadas à sua relação com os alunos no cenário pós pandêmico e em relação à sua formação docente. Participaram dessa pesquisa 22 professores da Educação Infantil ao Ensino Médio. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gisele Raquel Vanin, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Sinodal do Salvador, Porto Alegre, RS, Licenciada em Letras Português/Inglês, pós-graduada em Psicopedagogia e Orientação Educacional, MBA em Gestão de Pessoas e especialização em Gestão Escolar

  • Roselaine de Souza Augustin, Colégio Sinodal do Salvador

    Professora e vice-diretora do Colégio Sinodal do Salvador, Porto Alegre, RS, Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Biociências e Reabilitação.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

ABED, Anita Lilian Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da Educação Básica. São Paulo, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option= com_docman&task=doc_download&gid=15891&Itemid=. Acesso em: 14 nov. 2022.

BENTO, Elaine Gonçalo; SOUZA JÚNIOR, Gilberto Romeiro de; ROSSI, Cláudia Maria Soares. O desenvolvimento das competências socioemocionais no Ensino Médio em tempos de pandemia da Covid-19. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 23, n. 1, p. 103-110, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao. pgsskroton.com.br/article/view/9637. Acesso em: 14 nov. 2022.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 173-190, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Zmk59Kk7hhDBbfQdYm4X7Gv/?lang=pt. Acesso em: 14 nov. 2022.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotski, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus editorial, 2019.

NASCIMENTO, Otacílio Marcelino do. A Educação na pós pandemia: desafios e legados. Revista Faculdade FAMEN REFFEN, Natal, v. 2, n. 1, p. 11-20, 2021. Disponível em: https://revistafamen.com.br/index.php/revistafamen/article/view/16. Acesso em: 14 nov. 2022.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Formação docente: lidando com a emoção do estudante no pós-pandemia. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 127-128. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.265

Artigos Semelhantes

1-10 de 133

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>