Mobilizar-se

(re)conhecendo a importância da formação continuada

Autores

  • Camila Laís da Silva Costa Colégio Evangélico Jaraguá
  • Margareth Ripp Colégio Evangélico Jaraguá
  • Rikeli Ferreira Thives Hackbarth Colégio Evangélico Jaraguá
  • Bárbara Vier Mengue Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Juliana Aparecida Bohn IENH
  • Marguit Carmem Goldmeyer Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-7852-7123

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.225%20

Palavras-chave:

Competências, Engajamento, Formação, Prática pedagógica, Professor

Resumo

Vivenciar a realidade da educação nas escolas é pensar constantemente de que modo podemos contemplar as diferentes formas de educar, sem esquecer que a diversidade exige exercitar as diversas maneiras de aprender. Transitando nesses caminhos diariamente na função de coordenação pedagógica de uma escola da Rede Sinodal, diagnosticamos uma necessidade na nossa instituição: Como instigar e mobilizar os professores para participar de forma voluntária dos encontros de formação interna? Tal pergunta se originou a partir do levantamento de dados que realizamos nas reuniões quinzenais da coordenação pedagógica nos meses de fevereiro a março de 2022 e culminou com o curso de formação continuada da Rede Sinodal de que estamos participando, no qual tivemos o desafio de identificar um problema que enfrentamos na Instituição em que atuamos. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Laís da Silva Costa, Colégio Evangélico Jaraguá

    Pedagoga, pós-graduada. Coordenadora Pedagógica - Turno Integral

  • Margareth Ripp, Colégio Evangélico Jaraguá

    Mestre em Educação, Pedagoga. Coordenadora Pedagógica Geral

  • Rikeli Ferreira Thives Hackbarth, Colégio Evangélico Jaraguá

    Mestre em Educação, Arteterapeuta, Pedagoga e Arte-Educadora. Coordenadora Pedagógica – Ensino Médio

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

  • Juliana Aparecida Bohn, IENH

    Professora na Rede Pública de Novo Hamburgo. Docente na educação básica e no ensino superior na IENH. Mestre em Letras. 

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 2003.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Mirian C (org.). Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline Maria de Medeiros Rrodrigues; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Programa de mentoria para professores das séries iniciais: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente. São Carlos, SP: FAPESP, 2003.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Mobilizar-se: (re)conhecendo a importância da formação continuada. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 26-28. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.225

Artigos Semelhantes

1-10 de 180

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>