Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente

o caso do PIBID

Autores

  • Helena Fernandes da Silva
  • Maria Raquel Caetano

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.89

Palavras-chave:

Formação do professor, Educação, Profissionalismo

Resumo

O presente artigo apresenta estudos sobre a formação de professores e a contribuição do Pibid no subprojeto dos anos iniciais do Ensino Fundamental na construção da prática docente em uma instituição de ensino superior. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, foi organizada uma pesquisa exploratório-descritiva, bem como a coleta de dados através de um questionário com questões abertas, aplicado a nove acadêmicas do curso de Pedagogia e bolsistas do Pibid do Curso de Pedagogia. O artigo destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. A partir da pesquisa realizada, procuramos evidenciar como uma política pública pode trazer resultados positivos à formação inicial de professores.

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Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Helena Fernandes da; CAETANO, Maria Raquel. Políticas de formação de professores e o cotidiano escolar como espaço de reflexão coletiva e construção da prática docente: o caso do PIBID. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 67–76, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.89. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/81. Acesso em: 22 dez. 2024.

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