A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira

uma proposta de formação para professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/cmp4j562

Palavras-chave:

Educação financeira, Educação matemática crítica, Formação de professores, Cenários para investigação

Resumo

A temática Educação Financeira (EF) vem ganhando bastante relevância nos últimos anos, e diversos segmentos da sociedade, por meio de instituições públicas e privadas, têm abordado e investido em pesquisas no setor. No entanto, apesar da relevância do tema, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2005), grande parte da população mundial ainda carece de conhecimentos para melhor gerir sua vida financeira. Nessa linha, o presente trabalho, recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, tem como objetivo apresentar uma proposta de curso de formação em Educação Financeira para professores que atuam na Educação Básica da Rede Pública. Este curso será desenvolvido em sete módulos, com a expectativa de que os conhecimentos compartilhados durante o curso contribuam para expandir reflexões sobre a temática de Educação Financeira na direção de uma formação crítica, aliada no combate à desigualdade social. Nessa direção, entende-se que a inclusão financeira deve ser disponibilizada a toda a sociedade, sobretudo entre a população em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

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Biografia do Autor

  • Cleidson Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (2009). Especialista em Gestão e Administração Pública pelo Centro Universitário - UNIFAEL (2022).

  • Sonia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura e Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos grupos de pesquisa: "Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação" (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e Grupo Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat- PUC-SP. Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP); em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (atual Escola de Engenharia de Lorena - USP); Licenciada em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP). Atuou como professora de Matemática e Física na Educação Básica e em cargos de gestão escolar na Secretaria de Estado e Educação de São Paulo e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté.

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Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

A realidade social de estudandes de escolas públicas como cenário para investigação em Educação Financeira: uma proposta de formação para professores. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 95–106, 2024. DOI: 10.55602/cmp4j562. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/303.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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