Licenciatura em Ciências Biológicas

perspectivas, motivações e competências para o século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.211

Palavras-chave:

Perspectivas profissionais, Formação docente, Docência em Ciências e Biologia, Ciências, Biologia, Educação

Resumo

O estudo mapeou as perspectivas profissionais e fatores motivacionais para a escolha do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os participantes são graduandos, entre o 5º e o 8º período de curricularização. Trata-se de uma pesquisa com método misto, questionário semiestruturado e, análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as motivações para a escolha do curso estão relacionadas com a identificação com a área. Ainda, os resultados indicam como principais competências para o biólogo licenciado no século XXI: o domínio das tecnologias digitais; capacidade de propor aulas criativas e inovadoras; flexibilidade e comprometimento com a ética ambiental; e buscar constantemente a ressignificação dos saberes docentes.

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Biografia do Autor

Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (2015-2018). Tem experiência nas áreas de Educação, Ensino, Ciências Biológicas, Interdisciplinar, com ênfase nos seguintes temas: Ensino de Ciências; Formação de Professores; Educação Ambiental e Educação em Saúde.

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Publicado

18-07-2022

Como Citar

Jaeger, B. ., & Nobre, S. B. (2022). Licenciatura em Ciências Biológicas: perspectivas, motivações e competências para o século XXI. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(1), 72–87. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.211

Edição

Seção

Artigos