Política educacional e demandas sociais

formação inicial de professores em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/0mrckf34

Palavras-chave:

Políticas de formação inicial, Demandas sociais, Desenvolvimento profissional

Resumo

A necessidade de desenvolvimento de um perfil profissional docente que ultrapasse a redução da docência a um modelo técnico instrumental tem motivado vários debates no campo educacional. Portanto, este estudo tem por objetivo discutir as políticas de formação inicial face às novas demandas da sociedade. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo em vista que seu objeto de estudo é de cunho social, e tem como abordagem uma perspectiva descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura crítica e uma análise documental, com enfoque na formação inicial de professores. Os dados revelam que a relação entre a formação inicial e as demandas da sociedade ainda se configura um desafio, visto a herança de uma educação tradicionalmente centrada em um currículo generalista que pouco se relaciona com a realidade dos alunos, o que acaba por afetar o desenvolvimento profissional do futuro professor. Assim, levando em consideração que o campo educacional é permeado de incertezas e desafios, refletir sobre o processo de formação diante das transformações sociais pelas quais o mundo vem sofrendo, se torna uma necessidade vital para o momento, tendo em vista que tais transformações exigem mudanças radicais no processo de formação, pois o desenvolvimento profissional decorre, também, das reflexões das situações vividas na sociedade.

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Biografia do Autor

  • Charle Ferreira Paz, Instituto Federal do Piauí

    Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Mestre em educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Indução e Formação Docente – INDUCENTE. Atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) na área de linguagens.

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Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

Política educacional e demandas sociais: formação inicial de professores em disputa. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 35–44, 2024. DOI: 10.55602/0mrckf34. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/305.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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