Do racismo ao direito à cultura afrodescendente na escola

aspectos históricos da afirmação da diversidade cultural brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.140

Palavras-chave:

Afrodescendente, Escola, Racismo, Legislação

Resumo

Neste estudo, discutimos o processo de inserção da cultura afrodescendente na escola, bem como o desenvolvimento histórico das legislações brasileiras acerca da afirmação da identidade negra como mecanismo para o combate do racismo e a promoção da diversidade cultural. Problematizamos, a partir de autores que já discorreram sobre o tema, a presença da ideologia e da prática no racismo étnico-racial e as possibilidades a partir das conquistas na legislação brasileira. Analisamos também o desenvolvimento da cultura afrodescendente no Brasil, por meio da construção do Movimento do Negro e suas implicações nas legislações nacionais, bem como seu impacto na política curricular educacional. Consideramos que, apesar dos avanços nos termos legais, o movimento da diversidade cultural brasileira deve atingir o âmbito das práticas sociais e escolares para conquistar de fato o reconhecimento do papel histórico do povo negro e a superação das injustiças sociais por ele sofrido.

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Biografia do Autor

Nadiele Elias Faria Tuono

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Arapoti (FATI). Professora da rede pública municipal de ensino de Castro/PR

Marta Rosani Taras Vaz

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na linha de pesquisa de História e Políticas Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

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Publicado

31-05-2017

Como Citar

Tuono, N. E. F., & Vaz, M. R. T. (2017). Do racismo ao direito à cultura afrodescendente na escola: aspectos históricos da afirmação da diversidade cultural brasileira. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 5(1), 29–39. https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.140

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático