O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”

aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.177

Palavras-chave:

Ensino laico, Escola sem partido, Star Trek: Deep Space Nine, Educação

Resumo

Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Pacheco Freitas, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Licenciado e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

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Publicado

31-05-2018

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 76–85, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.177. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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