A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação

uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Aline Silveira de Lima Schnorr Universidade Feevale
  • Janaina Regra Universidade Feevale
  • Janaina Cardoso Universidade Feevale
  • Paula Borher Feevale

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.286%20

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas pedagógicas, Educação Infantil, Anos Iniciais, Aplicação

Resumo

O artigo busca traçar um panorama da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental proposta pela Universidade Feevale, situada em Novo Hamburgo, no sul do Brasil, e sua Escola de Aplicação. A pesquisa trata-se de uma análise feita por professores atuantes nos âmbitos envolvidos - curso de Pedagogia, a Coordenação Pedagógica e corpo docente da Escola de Aplicação - no ano de 2023, trazendo dados sobre como acontecem as práticas pedagógicas dos professores em formação do curso de Pedagogia, no que diz respeito à quantidade de horas e do processo em si, e fazendo um breve paralelo com a formação de professores praticada na Finlândia. Verificou-se que, apesar de a Universidade Feevale ter uma Escola de Aplicação à disposição para os estudantes de Pedagogia, não há vínculo direto entre elas. Por outro lado, percebe-se potencial e possibilidades para que ambas se qualifiquem. Conclui-se que há necessidade de um esforço conjunto da Escola de Aplicação e da Universidade, visto que pertencem a mesma instituição de ensino, para qualificar e ampliar as discussões, desde a grade curricular até as teorias e as práticas aplicadas em ambos os espaços.

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Biografia do Autor

  • Aline Silveira de Lima Schnorr, Universidade Feevale

    Graduada em Pedagogia pela UNISINOS (2003), especialista em Trabalho, Identidade e Formação Docente pela ULBRA (2004), especialista em Mentored Teacher Education pela Tampere University da Finlândia (2023), mestre em Educação pela UFRGS (2011); é professora das Etapas Iniciais do Ensino Fundamental na Escola de Aplicação Feevale desde 2015

  • Janaina Regra, Universidade Feevale

    Mestre em Indústria Criativa (2021), graduada em Pedagogia (2008) e com Especialização em Psicopedagogia (2014) e Especialização em Gestão Empresarial (2010), ambas pela Universidade Feevale. Está cursando Especialização em Fundamentos da Formação de Professores com MENTORING (2021/2023), pela Universidade Feevale, parceria com a Tampere University e Especialização em Terapia Familiar Sistêmica (2021/2023), pela Faculdade adventista da Amazônia, ambos cursos em nível de Pós-Graduação. Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica na Escola de Aplicação da Feevale, desde 2014. Tem experiência em Coordenação Pedagógica e Administrativa, tanto no nível de escola, quanto de universidade, além de atuação como Orientação Educacional para os ensinos médio e fundamental. Participa de comissões de projetos e encaminhamentos de propostas que são direcionados a educação, como seminários, eventos de médio e pequeno porte (internos e externos), foi Conselheira de Educação no município de Novo Hamburgo, por mais de uma gestão. É integrante no projeto Modelo replicável de ensino baseado em projetos e uso dos 4P's da Aprendizagem Criativa (Mrep-4P), submetido ao Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021; Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica, PROEDU.

  • Janaina Cardoso, Universidade Feevale

    Graduada em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas - Universidade Feevale (1999). Pós Graduação em Gestão Educacional Faccat (2001) Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social(2015) Mentored Teacher Education Tampere University (2023). Possui experiência na área da Educação, tanto na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Magistério. Atua como docente no curso de Pedagogia da Universidade Feevale desde o ano de 2002 até o presente momento e também atuante como Diretora Educacional na Prefeitura Municipal de Morro Reuter. Coordenadora e docente dos Cursos de Formação de Trânsito na Universidade Feevale desde 2007 Participante de Projetos de pesquisa e extensão universitária. Já atuou como pesquisadora e colaboradora no projeto Aprendizagem com Mobilidade na análise do impacto do uso das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em crianças e adolescentes com necessidade de tratamento oncológico; Líder do Projeto de Extensão: Educação e Saúde Emocional no espaço escolar: uma perspectiva interdisciplinar; Colaboradora e representante do curso de Pedagogia no Projeto Saúde e Educação Nutricional na Escola. Colaboradora e representante do curso de Pedagogia no Projeto PRINCE- Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar da Universidade Feevale. 

  • Paula Borher, Feevale

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) com período sanduíche na University Health Network, Toronto, Canadá. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pelo Instituto ânima Educação (2020). Atualmente é Coordenadora do curso de Odontologia da FEEVALE e Patologista Bucal do Grupo Diagnose Patologia e Citologia.

Referências

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Publicado

26-02-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação: uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 2, p. 21–32, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v11i2.286 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/286.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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