A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação

uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Aline Silveira de Lima Schnorr Universidade Feevale
  • Janaina Regra Universidade Feevale
  • Janaina Cardoso Universidade Feevale
  • Paula Borher Feevale

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.286%20

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas pedagógicas, Educação Infantil, Anos Iniciais, Aplicação

Resumo

O artigo busca traçar um panorama da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental proposta pela Universidade Feevale, situada em Novo Hamburgo, no sul do Brasil, e sua Escola de Aplicação. A pesquisa trata-se de uma análise feita por professores atuantes nos âmbitos envolvidos - curso de Pedagogia, a Coordenação Pedagógica e corpo docente da Escola de Aplicação - no ano de 2023, trazendo dados sobre como acontecem as práticas pedagógicas dos professores em formação do curso de Pedagogia, no que diz respeito à quantidade de horas e do processo em si, e fazendo um breve paralelo com a formação de professores praticada na Finlândia. Verificou-se que, apesar de a Universidade Feevale ter uma Escola de Aplicação à disposição para os estudantes de Pedagogia, não há vínculo direto entre elas. Por outro lado, percebe-se potencial e possibilidades para que ambas se qualifiquem. Conclui-se que há necessidade de um esforço conjunto da Escola de Aplicação e da Universidade, visto que pertencem a mesma instituição de ensino, para qualificar e ampliar as discussões, desde a grade curricular até as teorias e as práticas aplicadas em ambos os espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silveira de Lima Schnorr, Universidade Feevale

Graduada em Pedagogia pela UNISINOS (2003), especialista em Trabalho, Identidade e Formação Docente pela ULBRA (2004), especialista em Mentored Teacher Education pela Tampere University da Finlândia (2023), mestre em Educação pela UFRGS (2011); é professora das Etapas Iniciais do Ensino Fundamental na Escola de Aplicação Feevale desde 2015

Janaina Regra, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa (2021), graduada em Pedagogia (2008) e com Especialização em Psicopedagogia (2014) e Especialização em Gestão Empresarial (2010), ambas pela Universidade Feevale. Está cursando Especialização em Fundamentos da Formação de Professores com MENTORING (2021/2023), pela Universidade Feevale, parceria com a Tampere University e Especialização em Terapia Familiar Sistêmica (2021/2023), pela Faculdade adventista da Amazônia, ambos cursos em nível de Pós-Graduação. Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica na Escola de Aplicação da Feevale, desde 2014. Tem experiência em Coordenação Pedagógica e Administrativa, tanto no nível de escola, quanto de universidade, além de atuação como Orientação Educacional para os ensinos médio e fundamental. Participa de comissões de projetos e encaminhamentos de propostas que são direcionados a educação, como seminários, eventos de médio e pequeno porte (internos e externos), foi Conselheira de Educação no município de Novo Hamburgo, por mais de uma gestão. É integrante no projeto Modelo replicável de ensino baseado em projetos e uso dos 4P's da Aprendizagem Criativa (Mrep-4P), submetido ao Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021; Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica, PROEDU.

Janaina Cardoso, Universidade Feevale

Graduada em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas - Universidade Feevale (1999). Pós Graduação em Gestão Educacional Faccat (2001) Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social(2015) Mentored Teacher Education Tampere University (2023). Possui experiência na área da Educação, tanto na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais e Matérias Pedagógicas do Magistério. Atua como docente no curso de Pedagogia da Universidade Feevale desde o ano de 2002 até o presente momento e também atuante como Diretora Educacional na Prefeitura Municipal de Morro Reuter. Coordenadora e docente dos Cursos de Formação de Trânsito na Universidade Feevale desde 2007 Participante de Projetos de pesquisa e extensão universitária. Já atuou como pesquisadora e colaboradora no projeto Aprendizagem com Mobilidade na análise do impacto do uso das tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem em crianças e adolescentes com necessidade de tratamento oncológico; Líder do Projeto de Extensão: Educação e Saúde Emocional no espaço escolar: uma perspectiva interdisciplinar; Colaboradora e representante do curso de Pedagogia no Projeto Saúde e Educação Nutricional na Escola. Colaboradora e representante do curso de Pedagogia no Projeto PRINCE- Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar da Universidade Feevale. 

Paula Borher, Feevale

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) com período sanduíche na University Health Network, Toronto, Canadá. Especialista em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pelo Instituto ânima Educação (2020). Atualmente é Coordenadora do curso de Odontologia da FEEVALE e Patologista Bucal do Grupo Diagnose Patologia e Citologia.

Referências

ABRANCHES, Sérgio. A era do imprevisto: a grande transição do século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971. (Revogada pela Lei nº 9.394, de 20.12.1996). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 23 abr. 2023.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FEEVALE. Projeto Político-Pedagógico da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. Novo Hamburgo, 2022.

FINLAND. Ministry of Education and Culture. A educação na Finlândia: educação finlandesa em poucas palavras. Helsinki: CIMO, 2016. Disponível em: https://www.oph.fi/sites/default/files/documents/151279_education_in_finland_portuguese_2013.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.

PORTILHO, Evelise Maria L.; ALMEIDA, Siderly do Carmo D. Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 469-488, jul. 2008. DOI: 10.1590/S0104-40362008000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/QJbqsvvdJZv7T3HNcFCr8fF#. Acesso em: 23 abr. 2023.

REGRA, Janaína. Estudo de Caso da Escola de Aplicação Feevale: seus pilares pedagógicos e sua relação com a educação na Finlândia. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Indústria Criativa) - Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, 2021. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000032/000032e3.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

SCHNORR, Aline Silveira de Lima. Aprendendo a ser aprendente: novos modos de ser aluno na contemporaneidade. 2011, Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/56398. Acesso em: 14 mar. 2023.

SOININEN, Marjaana; MERISUO-STORM, Tuula; KORHONEN, Riitta. What kind of competence teachers need in the year 2020? Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, España, v. 17, n. 3, p. 111-122, Sep./Dic. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/567/56729527007.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

UNIVERSIDADE FEEVALE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Novo Hamburgo, 2019.

Downloads

Publicado

26-02-2024

Como Citar

Schnorr, A. S. de L., Regra, J., Cardoso, J., & Borher, P. (2024). A Universidade Feevale e sua Escola de Aplicação: uma análise do panorama das práticas curriculares na formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 11(2), 21–32. https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.286

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.