A supervisão pedagógica promovendo práticas reflexivas como instrumento da formação docente na Educação Infantil

Autores

  • Josislaine Dietrich Dillenburg
  • Maria Raquel Caetano

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.105

Palavras-chave:

Prática reflexiva, Professor reflexivo, Supervisor pedagógico, Educação infantil, Método de ensino, Educação

Resumo

Este artigo aborda a promoção de práticas reflexivas pelo supervisor pedagógico na formação docente de uma instituição municipal de ensino. Busca analisar como o supervisor pedagógico intervém nas práticas pedagógicas dos professores e de que forma realiza essas intervenções. Evidencia-se a importância de a escola de Educação Infantil ser uma instituição reflexiva, repensando a importância do professor ao refletir sobre as ações pedagógicas. A abordagem metodológica usada para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica visando aprofundar os conceitos básicos ligados ao tema. Em seguida, foram realizadas entrevistas para o desenvolvimento da investigação em busca de uma compreensão interpretativa das informações obtidas. Utiliza-se o conceito de Prática Reflexiva como um momento de reflexão crítica problematizando a realidade, bem como analisando, refletindo e reelaborando a ação pedagógica do professor e do supervisor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josislaine Dietrich Dillenburg

Especialista em Gestão Educacional. Docente da Rede Municipal de Educação de Parobé - RS 

Maria Raquel Caetano

Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora de Pós-Graduação no IFSUL - Campus Charqueadas.

Referências

ALARCÃO, I. Professor-Investigador: Que sentido? Que formação? In: CAMPOS, P. B. (org.). Formação Profissional de Professores no Ensino Superior. INAFOP. Porto: Porto Editora, 2001. (Cadernos da Formação de Professores).

CAMPOS, P. B. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996a.

CAMPOS, P. B. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996b. p. 11-36.

CAMPOS, P. B.; ROLDÃO, M. C. Supervisão um contexto de desenvolvimento profissional de professores. Mangualde: Edições Pedago, 2008.

AMPOS, P. B.; ROLDÃO, M. C.; TAVARES, J. Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. rev. e desenv. Coimbra: Almedina, 2003a.

AMPOS, P. B.; ROLDÃO, M. C.; TAVARES, J. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003b.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 29 jun. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Declaração dos Direitos das Crianças – UNICEF. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html. Acesso em: 02 jun. 2014.

FREIRE. P. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FURIÓ, C.; CARNICER, J. El Desarollo Profesional Del Professor de Ciências Mediante Tutorias de Grupos Coooperativos: Estudio de Otros Casos. Ensenanza de Las Ciências, v. 20, n. 1, 2002.

DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

LALANDA, M. C.; ABRANTES, M. O conceito de reflexão em J. Dewey. In: ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores, estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 43-59

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROLDÃO. M. C. A escola como instância de decisão curricular. In: ALARCÃO, I. (org.). Escola reflexiva e supervisão. Porto: Porto Editora, 2000. p. 69-76.

SÁ-CHAVES, I. Supervisão pedagógica e formação de professores: a distância entre alfa e ómega. Cadernos da ESE Lisboa, Lisboa, p. 161-169, 2004.

SÁ-CHAVES, I.; AMARAL, M. J. Supervisão reflexiva: a passagem do eu solitário ao eu solidário. In: ALARCÃO, I. (org.). Escola Reflexiva e Supervisão. Porto: Porto Editora, 2000. p. 79-85.

SHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: D. Quixote, IIE, 1997. p. 80-91.

NÓVOA, A. Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey Bass, 1987.

ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva dos professores: ideias e práticas. Lisboa: Lx. Educa, 1993.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

Dillenburg, J. D., & Caetano, M. R. (2016). A supervisão pedagógica promovendo práticas reflexivas como instrumento da formação docente na Educação Infantil. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(1), 98–107. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.105

Edição

Seção

Artigos