Bachelard e Montessori

um encontro escolar inesperado!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.294

Palavras-chave:

Déficit de natureza, Escola, Trabalho didático, Maria Montessori, Gaston Bachelard

Resumo

O presente texto versa sobre o trabalho didático realizado com duas turmas do EF (2º ano e 4º ano) de uma EMEF localizada na cidade de Campo Bom-RS, no primeiro semestre de 2023. Tal proposta surgiu a partir das sondagens prévias, nas quais se constatou a recorrência exacerbada, em ambas as turmas, de indicadores de déficit de natureza, consequência da hiper-estimulação de telas digitais, uma vez que se tratavam de um público infantil com acentuada aptidão à jogos competitivos online em pequenos grupos. Metodologicamente, buscou-se nortear tais ações, em uma perspectiva fenomenológico, propondo um diálogo entre ideário pedagógico montessoriano e ideário bachelardiano. Por fim, lança-se luz e abre-se possibilidade de diálogo reflexivo de que, práxis educativas pautada nas grandes imagens míticas que substanciam os complexos psíquicos profundos, os quais podem impelir e mediar o sujeito humano concreto, sirvam de estratégia de superação ao chamado déficit de natureza, em questão.

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Biografia do Autor

Jander Fernandes Martins, Universidade FEEVALE/ Prefeitura Municipal de Campo Bom

Doutor em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE), Pedagogo (UFSM), professor concursado em Campo Bom/RS.

Vitória Duarte Wingert, Universidade FEEVALE

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2019). Historiadora formada pela Universidade FEEVALE (2016). Especialista em Literatura Infantojuvenil (FISIG), Ensino de Filosofia para Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense(IFSUL). Cursou o Magistério/Normal (Instituto Sapiranga), concluído em 2011.

Samila Beatriz Weber, UNINTER/Prefeitura Municipal de Campo Bom

Gestora de Recursos Humanos. Docente Concursada. Especialista em Metodologias para Educação Infantil e Anos Iniciais. Graduanda em Pedagogia. Integrante do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale. Normalista.

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Publicado

26-02-2024

Como Citar

Martins, J. F., Wingert, V. D., & Weber, S. B. (2024). Bachelard e Montessori: um encontro escolar inesperado!. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 11(2), 45–57. https://doi.org/10.55602/rlic.v11i2.294

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