O livro didático e sua (sub) utilização

possibilidades em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.246

Palavras-chave:

Livro didático, Recurso didático, Pandemia, Covid-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do Livro Didático (LD) enquanto recurso didático, e como é utilizado pelos professores e alunos em suas atividades pedagógicas, de forma especial, durante a Pandemia da COVID 19. Integra as discussões do Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a utilização do livro didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios localizados na Região da Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Região das Hortênsias. O livro didático constitui-se como um dos recursos didáticos de apoio para a prática pedagógica mais utilizados na educação pública do Brasil (OLIVEIRA, 2014), e tem sua distribuição garantida pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A partir dos dados coletados, é possível apontar que é utilizado como recurso pedagógico para o planejamento das aulas e como apoio aos alunos. Durante a pandemia, foi utilizado por 73% dos entrevistados, especialmente para apoio à leitura e atividades para os alunos, bem como um descanso do uso excessivo de recursos tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Vieira Martins, Instituto Superior de Educação Ivoti

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação

Delci Heinle Klein, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia e Educação Matemática. Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

CARVALHO, João B. P. O livro didático de matemática no ensino de matemática de 1ª a 4ª série. In: PAVÃO, Antônio Carlos (org.). O livro didático em questão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p. 14-22.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

OLIVEIRA, J. P. T. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4, 2014. Anais [...] Porto: Anpae, 2014.

OLIVEIRA, J. P. T. Proposta pedagógica. In: PAVÃO, Antônio Carlos (org.). O livro didático em questão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p. 2-6.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi, Maringá, v. 11, supl.2, p. 110-114, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT103/2015-II/slides/RecDidaticos-MAT103-2015-II.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

SPOSITO, Elizeu Savério. Livro didático em geografia do processo de avaliação à sua escolha. In: PAVÃO, Antônio Carlos (org.). O livro didático em questão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p. 23-37.

TRINDADE. Iole Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: Ser Maternal, Nacional e Mestra: Queres Ler? 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira. Cartilhas de alfabetização no Brasil: um estudo sobre a trajetória de memória de ensino e aprendizagem da língua escrita. 2017. 196 f. Tese (Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.

VITIELLO, Márcio Abondanza; CACETE, Núria Hanglei Cacete. Reflexões sobre as ações do Estado e do mercado na produção de livros didáticos de geografia no Brasil. In: MORETTO, Milena (org.). O livro didático na Educação Básica: múltiplos olhares. Jundiaí: Paco editorial, 2017. p.9-26.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Martins, J. V., & Klein, D. H. (2020). O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 8(2), 110–116. https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.246

Edição

Seção

Artigos livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)