Base Nacional Comum Curricular – BNCC

documento em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.101

Palavras-chave:

Políticas educacionais, BNCC, Educação, Educação básica

Resumo

O presente artigo visa estabelecer uma reflexão crítica acerca da nova versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC mediante a apresentação de pontos importantes da legislação que trata do currículo e da própria base curricular através de uma revisão bibliográfica dos principais marcos legais educacionais. A leitura aponta para importantes avanços na atual versão da base curricular, destacando a participação dos diferentes atores envolvidos no processo educacional, seu caráter democrático, bem como as implicações práticas da nova proposta, de modo especial o deslocamento do termo currículo, transcendendo o conteúdo, que passa a ser entendido como meio, não como fim do processo educativo.

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Biografia do Autor

  • Delci Heinle Klein, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia e Educação Matemática. Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

  • Marcelo Augusto Fröhlich, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professor mestre do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI)

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

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Publicado

31-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Base Nacional Comum Curricular – BNCC: documento em análise. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 65–70, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.101. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/93.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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