Base Nacional Comum Curricular – BNCC

documento em análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.101

Palavras-chave:

Políticas educacionais, BNCC, Educação, Educação básica

Resumo

O presente artigo visa estabelecer uma reflexão crítica acerca da nova versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC mediante a apresentação de pontos importantes da legislação que trata do currículo e da própria base curricular através de uma revisão bibliográfica dos principais marcos legais educacionais. A leitura aponta para importantes avanços na atual versão da base curricular, destacando a participação dos diferentes atores envolvidos no processo educacional, seu caráter democrático, bem como as implicações práticas da nova proposta, de modo especial o deslocamento do termo currículo, transcendendo o conteúdo, que passa a ser entendido como meio, não como fim do processo educativo.

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Biografia do Autor

Delci Heinle Klein, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia e Educação Matemática. Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Marcelo Augusto Fröhlich, Instituto Superior de Educação Ivoti

Professor mestre do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI)

Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

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Publicado

31-05-2016

Como Citar

Klein, D. H., Fröhlich, M. A., & Konrath, R. D. (2016). Base Nacional Comum Curricular – BNCC: documento em análise. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(1), 65–70. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.101

Edição

Seção

Artigos