Diálogos

reflexões sobre a concepção de infância na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.185

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Criança, Infância, Concepções de infância

Resumo

Este artigo, de cunho bibliográfico, tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a concepção de infância do século XXI. Expõe reflexões sobre a infância na contemporaneidade, elencando as principais modificações em relação à concepção de criança e infância da pós-modernidade, destacando como principais influenciadores desse novo “tempo” o consumo, a mídia e a tecnologia. Assim, buscar-se-á refletir sobre a importância da criança relacionar-se e interagir de maneira equilibrada com o mundo tecnológico e aparatos eletrônicos, com os momentos de brincadeiras livres, de integração com a natureza, de criação e estabelecimento de relações mútuas com outras crianças e adultos, elementos tão fundamentais, que bruscamente estão sendo desconsiderados na era pós-moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Machado Kaizer, Prefeitura Municipal de Ivoti

Gradução em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti

Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

BARROS, Maria Isabel Amando de (org.). Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Alana, 2018.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.

HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

LA ROSA, Jorge de. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MOMO, Mariangela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12185. Acesso em: 16 maio 2018.

MOYLES, Janet R. Só brincar?: o papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Como Citar

Kaizer, D. M., & Konrath, R. D. (2018). Diálogos: reflexões sobre a concepção de infância na contemporaneidade. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(1), 128–133. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.185

Edição

Seção

Artigos livres