Reunião pedagógica semanal
espaço para promover a sensibilidade na gestão dos processos escolares?
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.78Palavras-chave:
Reunião pedagógica, Educação, Professor-pesquisador, SensibilidadeResumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre a questão da sensibilidade nos processos de gestão, abordando mais especificamente a temática da reunião pedagógica semanal. Um olhar para a reunião como sendo um espaço de escuta, visando, assim, promover e provocar mudanças no contexto escolar.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2004.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.
BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível: convivência, respeito e tolerância. Petrópolis: Vozes, 2005.
BRUNO, Eliane Bambini G; ALMEIDA, Laurinda Carvalho; CHRISTON, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2006.
CRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 9-14.
FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2011. p. 17-24.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 13., 2001, Campinas. Anais... Campinas, SP: Unicamp, 2001. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/atualidade/info/textos/saber.htm. Acesso em: 01 maio 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFCAR, 2002.
MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.). Ser professor. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 91-108.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.