Reunião pedagógica semanal

espaço para promover a sensibilidade na gestão dos processos escolares?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.78

Palavras-chave:

Reunião pedagógica, Educação, Professor-pesquisador, Sensibilidade

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a questão da sensibilidade nos processos de gestão, abordando mais especificamente a temática da reunião pedagógica semanal. Um olhar para a reunião como sendo um espaço de escuta, visando, assim, promover e provocar mudanças no contexto escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2004.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010.

BOFF, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível: convivência, respeito e tolerância. Petrópolis: Vozes, 2005.

BRUNO, Eliane Bambini G; ALMEIDA, Laurinda Carvalho; CHRISTON, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2006.

CRISTOV, Luiza Helena da Silva. Educação continuada: função essencial do coordenador pedagógico. In: GUIMARÃES, Ana Archangelo et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 9-14.

FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 11. ed. São Paulo: Loyola, 2011. p. 17-24.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 13., 2001, Campinas. Anais... Campinas, SP: Unicamp, 2001. Disponível em: http://www.miniweb.com.br/atualidade/info/textos/saber.htm. Acesso em: 01 maio 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFCAR, 2002.

MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.). Ser professor. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 91-108.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8. ed. São Paulo: Libertad, 2007.

Downloads

Publicado

30-05-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORRÊA, Adâni; KONRATH, Raquel Dilly. Reunião pedagógica semanal: espaço para promover a sensibilidade na gestão dos processos escolares?. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 1, p. 92–97, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i1.78. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/70. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 264

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.