Construindo narrativas e sentidos na prática docente da Educação Infantil

Autores

  • Adâni Corrêa

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.30

Palavras-chave:

Prática docente, Portf´ólio, Educação infantil, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a prática docente da Educação Infantil, partindo de uma pesquisa realizada com um grupo de profissionais de uma escola situada em Ivoti. O enfoque dado se baseia nos registros dos professores, que foram sistematizados em portfólios individuais, e em como estes produziram narrativas e puderam ressignificar, assim, sua prática docente. A pesquisa utilizou a metáfora do trabalho da coordenadora pedagógica como o de uma semeadora, cultivando sementes e almejando uma boa colheita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2004.

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2012.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

OLIVEIRA, Rogério de Castro. Descobre-se o que existe, inventa-se o que não existe. In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko (org.). Ser professor é ser pesquisador. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 21-27.

PESSOA, F. Livro do Desassossego, por Bernardo Soares. São Paulo: Montecristo, 2012.

PLACCO, Vera Maria de Souza et al. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

Corrêa, A. (2014). Construindo narrativas e sentidos na prática docente da Educação Infantil. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(1), 43–47. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)