Brincar com a "bunda no tapete"

as expressões às significações do protagonismo infantil

Autores

  • Carla Eloisa Kern Colégio Luterano Concórdia
  • Mara Marisa Silva Rede Municipal de Ensino em Ivoti
  • Raquel Dilly Konrath Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-0324-9704

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.192

Palavras-chave:

Protagonismo na educação, Brincar, Infância, Criança, Educação infantil, Educação

Resumo

O presente artigo aborda e analisa as manifestações do protagonismo infantil por meio das experessões lúdicas das próprias crianças. Nesta perspectiva este estudo se propõe a olhar para as crianças de forma muito particular, pois suas vivências e experiências lúdicas são diferentes em cada lugar e, por isso, temos que compre- endê-las em seu próprio contexto sociocultural. Terá como principal referência teórica para o estudo e para a análise das expressões brincantes das crianças os fundamentos de William Corsaro e Marita Redin que destacam a importância das experiências brincantes espontâneas e coletivas como manifestações culturais, fundantes para a livre criação da criança, bem como para a manifestação de ações protagônicas, inventivas e criativas. Destaca- se ainda a importância e o papel do/a professor/a na mediação desse processo. Configura-se numa pesquisa exploratória qualitativa, que tem na etnografia e na fenomenologia as bases metodológicas para a sua condução, cujo intuito é compreender as manifestações do protagonismo infantil por meio de experiências lúdicas no coti- diano de uma turma de crianças de Pré-Escola, num município da Encosta da Serra/RS. Para tanto, as pesquisa- doras observaram as expressões lúdicas das crianças durante um momento de brincadeira livre e espontânea vivenciadas cotidianamente na instituição educativa, descrevendo-as no caderno de campo para posterior análi- se. Neste artigo, faz-se um recorte do estudo e compartilha-se uma das observações, a partir da qual elaboram-se perspectivas e significações do protagonismo infantil, dentre muitas outras interpretações possíveis, que se en- contram na mediação desse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Eloisa Kern, Colégio Luterano Concórdia

Coordenadora pedagógica da educação infantil e anos iniciais. É integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Infância no Instituto Superior de Educação Ivoti

Mara Marisa Silva, Rede Municipal de Ensino em Ivoti

Mestre em educação. Professora de educação infantil, Terapeuta em estimulação precoce e integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Infância no Instituto Superior de Educação Ivoti.

Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Referências

CORSARO, Wiliam A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FORTUNA, Tania Ramos. A importância de brincar na infância. In: HORN, Cláudia et al. Pedagogia do brincar. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 13-44.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: Observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2011.

MARTINS FILHO, Altino José (org.). Criança pede respeito: ação educativa na creche e pré-escola. Porto Alegre: Mediação, 2015.

PIRES, Sérgio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais. Brasil Paidéia, Brasília, DF, v. 17, n. 38, p. 311-320, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n38/v17n38a02.pdf. Acesso em: 30 set. 2017.

REDIN, Marita Martins. Crianças e suas culturas singulares. In: MÜLLER, Fernanda; CARVALHO, Ana Almeida (org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. 115-126.

REDIN, Marita Martins. Planejando na Educação Infantil com um fio de linha e um pouco de vento... In: REDIN, Marita Martins et al. (org.). Planejamentos, práticas e projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 19-38.

SANTOS, Vera Lucia Bertoni. Promovendo o desenvolvimento do faz-de-conta na educação infantil. In: KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva; CRAIDY, Carmem Maria (org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 89-100.

SOMMER, Luís Henrique; SCHMIDT, Saraí Patrícia. Formação de professores e consumo: um debate necessário. Revista Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 4, n. 3, p. 215-221, set./dez. 2010. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/524/128. Acesso em: 30 set. 2017.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Kern, C. E., Silva, M. M., & Konrath, R. D. (2018). Brincar com a "bunda no tapete": as expressões às significações do protagonismo infantil. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 6(2), 7–14. https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.192

Edição

Seção

Artigos