Brincar com a "bunda no tapete"

as expressões às significações do protagonismo infantil

Autores

  • Carla Eloisa Kern Colégio Luterano Concórdia
  • Mara Marisa Silva Rede Municipal de Ensino em Ivoti
  • Raquel Dilly Konrath Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-0324-9704

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.192

Palavras-chave:

Protagonismo na educação, Brincar, Infância, Criança, Educação infantil, Educação

Resumo

O presente artigo aborda e analisa as manifestações do protagonismo infantil por meio das experessões lúdicas das próprias crianças. Nesta perspectiva este estudo se propõe a olhar para as crianças de forma muito particular, pois suas vivências e experiências lúdicas são diferentes em cada lugar e, por isso, temos que compre- endê-las em seu próprio contexto sociocultural. Terá como principal referência teórica para o estudo e para a análise das expressões brincantes das crianças os fundamentos de William Corsaro e Marita Redin que destacam a importância das experiências brincantes espontâneas e coletivas como manifestações culturais, fundantes para a livre criação da criança, bem como para a manifestação de ações protagônicas, inventivas e criativas. Destaca- se ainda a importância e o papel do/a professor/a na mediação desse processo. Configura-se numa pesquisa exploratória qualitativa, que tem na etnografia e na fenomenologia as bases metodológicas para a sua condução, cujo intuito é compreender as manifestações do protagonismo infantil por meio de experiências lúdicas no coti- diano de uma turma de crianças de Pré-Escola, num município da Encosta da Serra/RS. Para tanto, as pesquisa- doras observaram as expressões lúdicas das crianças durante um momento de brincadeira livre e espontânea vivenciadas cotidianamente na instituição educativa, descrevendo-as no caderno de campo para posterior análi- se. Neste artigo, faz-se um recorte do estudo e compartilha-se uma das observações, a partir da qual elaboram-se perspectivas e significações do protagonismo infantil, dentre muitas outras interpretações possíveis, que se en- contram na mediação desse processo.

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Biografia do Autor

  • Carla Eloisa Kern, Colégio Luterano Concórdia

    Coordenadora pedagógica da educação infantil e anos iniciais. É integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Infância no Instituto Superior de Educação Ivoti

  • Mara Marisa Silva, Rede Municipal de Ensino em Ivoti

    Mestre em educação. Professora de educação infantil, Terapeuta em estimulação precoce e integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Infância no Instituto Superior de Educação Ivoti.

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

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Publicado

31-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KERN, Carla Eloisa; SILVA, Mara Marisa; KONRATH, Raquel Dilly. Brincar com a "bunda no tapete": as expressões às significações do protagonismo infantil. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 7–14, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.192. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/149. Acesso em: 22 dez. 2024.

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