Brincar com a "bunda no tapete"
as expressões às significações do protagonismo infantil
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.192Palavras-chave:
Protagonismo na educação, Brincar, Infância, Criança, Educação infantil, EducaçãoResumo
O presente artigo aborda e analisa as manifestações do protagonismo infantil por meio das experessões lúdicas das próprias crianças. Nesta perspectiva este estudo se propõe a olhar para as crianças de forma muito particular, pois suas vivências e experiências lúdicas são diferentes em cada lugar e, por isso, temos que compre- endê-las em seu próprio contexto sociocultural. Terá como principal referência teórica para o estudo e para a análise das expressões brincantes das crianças os fundamentos de William Corsaro e Marita Redin que destacam a importância das experiências brincantes espontâneas e coletivas como manifestações culturais, fundantes para a livre criação da criança, bem como para a manifestação de ações protagônicas, inventivas e criativas. Destaca- se ainda a importância e o papel do/a professor/a na mediação desse processo. Configura-se numa pesquisa exploratória qualitativa, que tem na etnografia e na fenomenologia as bases metodológicas para a sua condução, cujo intuito é compreender as manifestações do protagonismo infantil por meio de experiências lúdicas no coti- diano de uma turma de crianças de Pré-Escola, num município da Encosta da Serra/RS. Para tanto, as pesquisa- doras observaram as expressões lúdicas das crianças durante um momento de brincadeira livre e espontânea vivenciadas cotidianamente na instituição educativa, descrevendo-as no caderno de campo para posterior análi- se. Neste artigo, faz-se um recorte do estudo e compartilha-se uma das observações, a partir da qual elaboram-se perspectivas e significações do protagonismo infantil, dentre muitas outras interpretações possíveis, que se en- contram na mediação desse processo.
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