A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.211

Palavras-chave:

Educação infantil, Brincadeiras, Pedagogia Marista, Formação continuada, Educação

Resumo

O artigo discute a formação de professores que atuam no campo da Educação Infantil e tem como pano de fundo as escolas sociais da Rede Marista. A perspectiva de análise é a concepção da criança como sujeito histórico e de direitos e sua repercussão no processo de formação continuada de professores que atuam nessa etapa educativa. Do mesmo modo, o texto propõe uma análise crítica e reflexiva da recepção da criança e de seu direito à aprendizagem, tendo em conta a ação pedagógica do brincar. Por fim, o texto aponta decorrências para a formação de educadores, a partir de um programa de formação oferecido aos profissionais que atuam em duas escolas maristas de Educação Infantil localizadas no bairro Arquipélago, Porto Alegre.

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Biografia do Autor

Simone Weissheimer Santos, União Sul Brasileira de Educação e Ensino

Supervisora pedagógica, graduada pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação (FAPA). Especialista em Orientação Educacional.

Luis Carlos Dalla Rosa, Rede Marista

Doutor e pós-doutor em Teologia, na área de religião e educação, pela Faculdades EST de São Leopoldo. 

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Santos, S. W., & Rosa, L. C. D. (2019). A criança como sujeito histórico e de direitos e a formação de professores da educação infantil. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 7(1), 27–37. https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.211

Edição

Seção

Artigos