Transição escolar

como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental?

Autores

  • Débora Postai Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Barbara Vier Mengue Faculdade Instituto Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/2rq14665

Palavras-chave:

Gestão escolar, Transição escolar, Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Anos Finais

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo discutir a atuação do coordenador pedagógico na transição escolar, especificamente entre as etapas do Ensino Fundamental da Educação Básica. O artigo buscou esclarecer os conceitos de transição escolar, bem como o de coordenação pedagógica e as atribuições deste profissional. Sendo o coordenador pedagógico um agente de formação na escola, foi discutida sua atuação na formação continuada dos professores e a habilidade necessária do diálogo na gestão. Concluiu-se a necessidade da ação do coordenador pedagógico em relação à organização e planejamento de ações para realizar a transição escolar dos jovens com acolhimento. Foram apresentadas sugestões resultantes dos grupos de estudo realizados na pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Débora Postai, Governo do Estado do Rio Grande do Sul

    Pedagoga e Especialista em Educação Infantil pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). 

  • Barbara Vier Mengue, Faculdade Instituto Ivoti

    Mestra em Linguística Aplicada pela UNISINOS (São Leopoldo/RS). Especialista em Gestão Escolar pela SETREM (Três de Maio/RS) e Especialista em Coordenação e Orientação Escolar pelo ISEI (Ivoti/RS). Professora no Instituto Superior de Educação Ivoti (Ivoti/RS) 

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Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

Transição escolar: como o coordenador pedagógico pode atuar no processo de transição entre os Anos Iniciais e os Anos Finais do Ensino Fundamental? . Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 60–78, 2024. DOI: 10.55602/2rq14665. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/296.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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