A avaliação como ferramenta para inclusão

Autores

  • Adelsir Sturzbecher Colégio Sinodal Doutor Blumenau
  • Joice Panoch Colégio Sinodal Doutor Blumenau
  • Marcelo Rodrigo Campos Colégio Sinodal Doutor Blumenau
  • Bárbara Vier Mengue Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Sinara da Silva Emmel Colégio Sinodal do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.220

Palavras-chave:

Inclusão, Espiritualidade, Avaliação, Estrangeiro

Resumo

A inclusão é, ao mesmo tempo, uma realidade e um desafio, em todos os âmbitos da sociedade. Não é diferente dentro do contexto escolar. O presente trabalho apresenta um recorte de caso que provoca a seguinte reflexão: como é possível incluir um aluno estrangeiro, garantindo que seus direitos sejam preservados? Nossa hipótese é que esse desafio é possível  ser superado, quando são alinhadas questões técnicas, dentre as quais focaremos nas avaliações, junto às questões éticas e espirituais, que são capazes de dar suporte motivacional tanto para o aluno e seus familiares, assim como para a equipe pedagógica como um todo. [...]

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Biografia do Autor

  • Adelsir Sturzbecher, Colégio Sinodal Doutor Blumenau

    Pastor Escolar do Colégio Sinodal Doutor Blumenau. Bacharel em Teologia na Faculdade EST. Pós Graduado em Gestão Escolar pela SETREM (Sociedade Educacional Três de Maio) e Instituto Ivoti.

  • Joice Panoch, Colégio Sinodal Doutor Blumenau

    Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Sinodal Doutor Blumenau. Graduada em Pedagogia Educação Infantil e séries iniciais. Pós Graduada em Orientação, supervisão e gestão escolar pelo ICPG (Instituto Catarinense de Pós Graduação).

  • Marcelo Rodrigo Campos, Colégio Sinodal Doutor Blumenau

    Psicólogo Escolar do Colégio Sinodal Doutor Blumenau. Graduado em Psicologia pela Furb (Universidade Regional de Blumenau). Pós graduado em Psicanálise pelas Faculdades Estácio de Sá de Santa Catarina

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

  • Sinara da Silva Emmel, Colégio Sinodal do Salvador

    Coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal do Salvador - Porto Alegre. Mestre em Educação pela UNISINOS. 

Referências

BECKER, Tiago. O papel atual da pastoral escolar da Rede Sinodal de Educação. In: CONGRESSO ANPTECRE, 5., 2015, Curitiba. Anais eletrônicos [...] Curitiba, 2015. p. GT0138. Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/api/assets/dbd76e1d-771f-4c95-ab74-9a103d3052e3/. Acesso em: 01 nov. 2022.

FRAGA, Andréia Basílio de Matos. Alunos estrangeiros matriculados em escolas brasileiras regulares: reflexões sobre a inclusão. In: SEMOC - SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 18., 2015, Salvador. Anais eletrônicos [...] Salvador, 2015. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/4242/1/Alunos%20estrangeiros%20matriculados%20em%20escolas%20brasileiras%20regulares%3A%20reflex%C3%B5es%20sobre%20a%20inclus%C3%A3o.pdf. Acesso em: 01 nov. 2022.

MELCHIOR, Maria Celina. Da avaliação dos saberes à construção de competências. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Premier, 2008.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

STURZBECHER, Adelsir; PANOCH, Joice; CAMPOS, Marcelo Rodrigo; MENGUE, Bárbara Vier; EMMEL, Sinara da Silva. A avaliação como ferramenta para inclusão. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 13–15, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.220. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/220. Acesso em: 22 dez. 2024.

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