A acreditação e avaliação de formações graduadas e pós-graduadas em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.83

Palavras-chave:

Processo de Bolonha, Avaliação, Acreditação, Educação, Ensino superior, Portugal

Resumo

Neste texto pretende-se traçar um breve panorama da inserção do ensino superior português no espaço europeu de ensino superior, na sequência do Processo de Bolonha e a forma como se realizam os processos de acreditação e de avaliação das formações graduadas e pós-graduadas em Portugal. Para tanto faz-se um breve retrato da evolução do ensino superior português nos últimos quinze anos, elencando-se as principais alterações legislativas que enquadraram essa evolução e as instituições, instrumentos e processos que têm vindo a ser implementados. Descrevem-se, de forma sucinta, como se organizam e realizam os processos de acreditação de novos ciclos de estudos e de avaliação dos cursos em funcionamento Apresentam-se igualmente alguns dos constrangimentos e mais-valias que os procedimentos de acreditação e de avaliação têm criado às instituições de ensino superior.

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Publicado

31-12-2015

Edição

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Artigos

Como Citar

MAGALHÃES, Olga. A acreditação e avaliação de formações graduadas e pós-graduadas em Portugal. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 7–14, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.83. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/75. Acesso em: 22 dez. 2024.

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