Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.251

Palavras-chave:

Mediação, Metodologias ativas, ABP, Ensino apostilado, Educação

Resumo

O objetivo do artigo consiste em compreender como se desenvolve um professor mediador, a importância do processo de mediação e como metodologias ativas estão ligadas a este processo, através do método qualitativo. Mediou-se sequências didáticas com ênfase no estímulo à resolução de problemas, metodologia em consonância com a ABP. Alguns dos resultados da pesquisa foram a compreensão do papel do professor como mediador que fará a interação, por exemplo, entre o sujeito e o objeto da aprendizagem. Percebeu-se que o professor mediador precisa reconhecer que ele planejará ações e situações para que os alunos acessem com melhor qualidade suas funções cognitivas e efetuem uma melhor aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Galdino, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

Especialista em Educação Inovadora - Joinville, Santa Catarina. Professora do Ensino Fundamental.

Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ESCOLA X. Projeto Político Pedagógico. Joinville, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Cristiano M.A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre, Artmed, 2002.

MEIER, Marcos. GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.

SOUZA, Samir Cristiano de. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP: um método transdisciplinar de aprendizagem para o ensino educativo 2015. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-320-01042016-143203.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Como Citar

Galdino, F., & Goldmeyer, M. C. (2021). Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 9(1), 51–62. https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.251

Edição

Seção

Artigos