Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.251Palavras-chave:
Mediação, Metodologias ativas, ABP, Ensino apostilado, EducaçãoResumo
O objetivo do artigo consiste em compreender como se desenvolve um professor mediador, a importância do processo de mediação e como metodologias ativas estão ligadas a este processo, através do método qualitativo. Mediou-se sequências didáticas com ênfase no estímulo à resolução de problemas, metodologia em consonância com a ABP. Alguns dos resultados da pesquisa foram a compreensão do papel do professor como mediador que fará a interação, por exemplo, entre o sujeito e o objeto da aprendizagem. Percebeu-se que o professor mediador precisa reconhecer que ele planejará ações e situações para que os alunos acessem com melhor qualidade suas funções cognitivas e efetuem uma melhor aprendizagem.
Downloads
Referências
ESCOLA X. Projeto Político Pedagógico. Joinville, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GOMES, Cristiano M.A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre, Artmed, 2002.
MEIER, Marcos. GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.
SOUZA, Samir Cristiano de. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP: um método transdisciplinar de aprendizagem para o ensino educativo 2015. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-320-01042016-143203.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.