Letramento argumentativo

a arte de argumentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.221

Palavras-chave:

Argumentação, Escala argumentativa, Opinião, Leitura, Literatura

Resumo

Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa,  e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.

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Biografia do Autor

  • Andreia Caroline Schneider, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduada em Turismo pela Universidade Feevale e aluna do curso de Licenciatura Português e Alemão pelo Insituto Ivoti.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

SCHNEIDER, Andreia Caroline; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Letramento argumentativo: a arte de argumentar. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 7–12, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.221. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176. Acesso em: 22 dez. 2024.

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