Letramento argumentativo

a arte de argumentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.221

Palavras-chave:

Argumentação, Escala argumentativa, Opinião, Leitura, Literatura

Resumo

Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa,  e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.

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Biografia do Autor

Andreia Caroline Schneider, Instituto Superior de Educação Ivoti

Graduada em Turismo pela Universidade Feevale e aluna do curso de Licenciatura Português e Alemão pelo Insituto Ivoti.

Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

Schneider, A. C., & Goldmeyer, M. C. (2020). Letramento argumentativo: a arte de argumentar. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 8(2), 7–12. https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.221

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático