Personagens da Literatura Infantil

contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.98

Palavras-chave:

Personagem infantil, Habilidades socioemocionais, Autonomia, Empatia

Resumo

O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Laís da Silva Costa

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti

Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ATAÍDE, Vicente de Paula. Literatura infantil & ideologia. Curitiba: HD Livros, 1995.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BLACK, Holly. Boneca de ossos. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014.

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. A psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Penso, 2011.

DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

INSPIRARE INSTITUTO; PORVIR; INSTITUTO AYRTON SENNA. Série Diálogos: o futuro se aprende. São Paulo, 23 set. 2014. Disponível em: http://www.porvir.org/especiais/socioemocionais/. Acesso em: 26 set. 2015.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Educação para o século XXI: glossário. 2013. Disponível em: http://educacaosec21.org.br/glossario/. Acesso em: 30 nov. 2015.

LOBATO, Monteiro. O Minotauro. 2. ed. São Paulo: Globo, 2011.

NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. 26. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

ZIRALDO. O menino maluquinho. 28. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

ZIRALDO. Tudo em família. São Paulo: Publifolha, 1998.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

Costa, C. L. da S., & Goldmeyer, M. C. (2016). Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(1), 46–51. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.98

Edição

Seção

Artigos