Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional

Autores

  • Cláudia Kniphoff Kroth Colégio Mauá
  • Maribel Carvalho Colégio Mauá
  • Valdomiro Dockhorn Colégio Mauá
  • Marguit Carmem Goldmeyer Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0002-7852-7123

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.263%20

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Relacionamento humano, Pesquisa-ação, Protagonismo, Escola

Resumo

Vivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...]

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Biografia do Autor

  • Cláudia Kniphoff Kroth, Colégio Mauá

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul-Unisc (2000). Pós-Graduada em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cruz – Unisc (2003). Coordenadora Pedagógica no Colégio Mauá.

  • Maribel Carvalho, Colégio Mauá

    Graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul- Unisc (1987). Pós-Graduada em Educação Especial pela Universidade de Santa Cruz – Unisc (1989). Pós-Graduada em Informática Educativa pela Universidade de Santa Cruz – Unisc (1995). Coordenadora Pedagógica no Colégio Mauá.

  • Valdomiro Dockhorn, Colégio Mauá

    Graduado em Ciências Socais e Jurídicas (1990) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS. Pós- graduado em Administração Escolar (1990) pela FEVALE, Novo Hamburgo RS e em Direito Ambiental (2009) pela Universidade Cândido Mendes RJ.  Assessor Pedagógico no Colégio Mauá.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referências

LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2001.

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Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(2), 121-123. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.263

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