A Pedagogia do encontro de López Quintás no contexto de aulas remotas
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.212Palavras-chave:
Educação, Educação à distânciaResumo
O presente estudo tem como objetivo compreender, na perspectiva da Pedagogia do Encontro de Alfonso López Quintás, como professores da Educação Básica consideram o diálogo, a empatia e a participação dos estudantes no contexto de aulas remotas. Os participantes da pesquisa foram 18 professores da Educação Básica, que ministraram aulas de modo remoto durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo exploratório. Os dados foram coletados por um questionário on-line e as respostas tratadas via Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram aproximações com a proposta de Quintás, pois as considerações e iniciativas relatadas pelos participantes visavam amenizar as dificuldades do período pandêmico pela busca em promover um ambiente de diálogo, empatia e participação, caminhando em direção ao “encontro” com o outro e com o conhecimento. Desse modo, o estudo destaca-se pela relevância das contribuições à educação, pois oferece um caminho mais humano e significativo pela profundidade da relação que se estabelece no caminho do “encontro”.
Downloads
Referências
ARAÚJO, D. L. Os desafios do ensino remoto na educação básica. Entrevista concedida à Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 231-239, 2020. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1834/pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
BARON, A. C. et al. Atividades pedagógicas não presenciais: desafios da experiência docente do CA/UFSC durante a pandemia. Sobre Tudo, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 29-54, 2020. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/4364. Acesso em: 02 out. 2021.
BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, 95).
BRANDÃO, S. R. A descoberta de si e do outro na formação inicial de professores. International Studies on Law and Education, Porto, v. 6, p. 29-34, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle6/6SBrandao.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Parecer 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downloa d&alias=145011- pcp005-20&category_slug=marco-2020- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.
COSTA, M. A. M. Relações interpessoais na sala de aula: encontros e desencontros com base no pensamento educacional de Alfonso López Quintás e análise do filme Mentes Perigosas. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/961/2/B_Maria%20Ap%20Mazaro%2 0da%20Costa.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.
ENCONTRO. In: DICIO - Dicionário On-line de Português. 2017. Disponível em: https://www.dicio.com.br/encontro/. Acesso em: 13 maio 2021.
FELIPE, B. A. O olhar sobre o outro na escola: um estudo sobre a percepção que alunos e professores da rede pública da cidade de São Paulo têm um do outro à luz da Pedagogia do Encontro. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://evc.prceu.usp.br/?p=520. Acesso em: 11 maio 2021.
FERNANDES, A. F. et al. Aulas remotas: os desafios e potenciais de um novo modo de ensinar utilizando tecnologia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2020. Anais eletrônicos... São Carlos, ago. 2020. p. 1-15. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1318. Acesso em: 20 maio 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KONRATH, R. D. Novas competências necessárias para o exercício da docência: o que muda no ensino e aprendizagem com a pandemia? Muda?.Licencia&acturas, Ivoti, v.8, n.2, p.68-75, 2020. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/183. Acesso em: 29 abr. 2022.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
MARCELINO, C. A. A. S. Metodologia da pesquisa. Curitiba: Contentus, 2020. [E-book]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/186505/pdf/34?code=U3s58xzFRi91KpxUYEuo8jULYvBdV3ApnD9IRW4zLASlj2J7j1YSpi77j58Qqm5A89Oe60GgF9 YgDi1VslTDYw==. Acesso em: 12 maio 2021.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 9-29.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117- 128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/abstract/?lang=p#. Acesso em: 30 jul. 2021.
PERISSÉ, G. A pedagogia do encontro e o professor que contava mil histórias. International Studies on Law and Edu-cation, Porto, v. 21, p. 71-78, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle21/71-78Perisse.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
LÓPEZ QUINTÁS, A. Cómo lograr una formación integral: El modo optimo de realizar la función tutorial. Madri: San Pablo, 1996.
LÓPEZ QUINTÁS, A. Inteligência criativa: a descoberta pessoal dos valores. São Paulo: Paulinas, 2004.
LÓPEZ QUINTÁS, A. Descobrir a grandeza da vida: introdução à pedagogia do encontro. São Paulo: ESDC, 2005.
RAMÔA, H. N.; BARBOSA, L. R. S.; SILVEIRA, S. M. V. Não somos robôs: a afetividade como processo pedagógico no Ensino Fundamental II durante as aulas remotas. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 1-14. 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1306/637. Acesso em: 16 maio 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sara Elisa Becker da Silva Rosa, Lorita Aparecida Veloso Galle
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.