A Pedagogia do encontro de López Quintás no contexto de aulas remotas

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.212

Palavras-chave:

Educação, Educação à distância

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender, na perspectiva da Pedagogia do Encontro de Alfonso López Quintás, como professores da Educação Básica consideram o diálogo, a empatia e a participação dos estudantes no contexto de aulas remotas. Os participantes da pesquisa foram 18 professores da Educação Básica, que ministraram aulas de modo remoto durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo exploratório. Os dados foram coletados por um questionário on-line e as respostas tratadas via Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram aproximações com a proposta de Quintás, pois as considerações e iniciativas relatadas pelos participantes visavam amenizar as dificuldades do período pandêmico pela busca em promover um ambiente de diálogo, empatia e participação, caminhando em direção ao “encontro” com o outro e com o conhecimento. Desse modo, o estudo destaca-se pela relevância das contribuições à educação, pois oferece um caminho mais humano e significativo pela profundidade da relação que se estabelece no caminho do “encontro”.

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Biografia do Autor

  • Sara Elisa Becker da Silva Rosa, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Graduação em Pedagogia - FACCAT

  • Lorita Aparecida Veloso Galle, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)

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Publicado

18-07-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Pedagogia do encontro de López Quintás no contexto de aulas remotas: um estudo exploratório. (2022). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 10(1), 110-121. https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.212

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