De onde eu vejo

processos de ensino-aprendizagem na construção do conceito de paisagem

Autores

  • Cauane Beatriz Wust dos Reis Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Cristiane Rambo Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Hélen Klein Pfingstag Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Karine Nath Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Rosalino Francisco da Silva Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Samanta Carolina Goltz Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Samuel Andreis Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Taísa Wagner Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Caio Fernando Flores Coelho Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0003-1515-9404
  • Thiago Moreira Safadi Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0001-6263-6942

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.213

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, BNCC, História, Geografia

Resumo

Concebida como o conceito que permite analisar o resultado da interação entre a sociedade e a natureza ao longo do tempo, a paisagem abre possibilidades de extrapolar as compreensões de mundo vivido e percebido. Nossa premissa, neste estudo, parte do fato de que muitos professores têm dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na construção do conceito de paisagem e de sua concepção, especialmente no que se refere ao tempo e na noção de que a paisagem não é algo imutável. Para isso, pensamos em compreender, estudar e significar o porquê deste déficit. É possível desenvolver um olhar sensível na construção do conceito de paisagem? Para expandir a discussão sobre o tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de formulários estruturados com os alunos dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia do Instituto Ivoti. Ao longo de nossos estudos, concluímos que a paisagem é um dos conceitos mais antigos presentes no estudo e no ensino da Geografia. A paisagem, em uma definição mais ampla, pode ser entendida como a composição, a transformação e a percepção dos elementos da natureza no espaço, entre eles a fauna e a flora, processos físicos e climáticos transformadores do relevo, a sociedade e as edificações por ela construídas durante sua existência. Sabe-se que, consoante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a criança tem o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Para tanto, é de suma importância que se oportunizem experiências e situações em que ela possa significar o mundo vivido expandindo suas vivências em seu meio e refletindo sobre esse sentimento. Nesse sentido, ao trabalharmos o conceito de paisagem, extrapolamos nossa compreensão para além da descrição dos objetivos que a compõem e buscamos abarcar aspectos além do biofísico, envolvendo também dimensões sociais, psíquicas, espirituais e estéticas. Acreditamos que o conceito de paisagem pode refletir um conjunto de significados diferentes e específicos para cada ser humano, sendo o resultado dessa interrelação entre professores e alunos uma influência mútua dessa percepção. Por fim, consideramos que o processo de ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla, tendo o docente de um lado e o discente de outro, um se interrelacionando com o outro e contribuindo para a construção de novas paisagens e, consequentemente, novas percepções.

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Referências

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Publicado

31-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

De onde eu vejo: processos de ensino-aprendizagem na construção do conceito de paisagem. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 7, n. 1, p. 56–71, 2019. DOI: 10.55602/rlic.v7i1.213. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/162.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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