De onde eu vejo

processos de ensino-aprendizagem na construção do conceito de paisagem

Autores

  • Cauane Beatriz Wust dos Reis Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Cristiane Rambo Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Hélen Klein Pfingstag Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Karine Nath Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Rosalino Francisco da Silva Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Samanta Carolina Goltz Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Samuel Andreis Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Taísa Wagner Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Caio Fernando Flores Coelho Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0003-1515-9404
  • Thiago Moreira Safadi Instituto Superior de Educação Ivoti https://orcid.org/0000-0001-6263-6942

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.213

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, BNCC, História, Geografia

Resumo

Concebida como o conceito que permite analisar o resultado da interação entre a sociedade e a natureza ao longo do tempo, a paisagem abre possibilidades de extrapolar as compreensões de mundo vivido e percebido. Nossa premissa, neste estudo, parte do fato de que muitos professores têm dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na construção do conceito de paisagem e de sua concepção, especialmente no que se refere ao tempo e na noção de que a paisagem não é algo imutável. Para isso, pensamos em compreender, estudar e significar o porquê deste déficit. É possível desenvolver um olhar sensível na construção do conceito de paisagem? Para expandir a discussão sobre o tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de formulários estruturados com os alunos dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia do Instituto Ivoti. Ao longo de nossos estudos, concluímos que a paisagem é um dos conceitos mais antigos presentes no estudo e no ensino da Geografia. A paisagem, em uma definição mais ampla, pode ser entendida como a composição, a transformação e a percepção dos elementos da natureza no espaço, entre eles a fauna e a flora, processos físicos e climáticos transformadores do relevo, a sociedade e as edificações por ela construídas durante sua existência. Sabe-se que, consoante à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a criança tem o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Para tanto, é de suma importância que se oportunizem experiências e situações em que ela possa significar o mundo vivido expandindo suas vivências em seu meio e refletindo sobre esse sentimento. Nesse sentido, ao trabalharmos o conceito de paisagem, extrapolamos nossa compreensão para além da descrição dos objetivos que a compõem e buscamos abarcar aspectos além do biofísico, envolvendo também dimensões sociais, psíquicas, espirituais e estéticas. Acreditamos que o conceito de paisagem pode refletir um conjunto de significados diferentes e específicos para cada ser humano, sendo o resultado dessa interrelação entre professores e alunos uma influência mútua dessa percepção. Por fim, consideramos que o processo de ensino-aprendizagem é uma via de mão dupla, tendo o docente de um lado e o discente de outro, um se interrelacionando com o outro e contribuindo para a construção de novas paisagens e, consequentemente, novas percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENTO, I. P. Ensinar e aprender geografia: pautas contemporâneas em debate. Revista Brasileira de Educação em Geografia, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 143-157, jan./jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRUM NETO, H.; BEZZI, M. L. Regiões Culturais: a construção de identidades culturais no Rio Grande do Sul e sua construção na paisagem. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 135-155, dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n2/a09v20n2. Acesso em: 10 jun. 2019.

CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

PUNTEL, G. A. A paisagem no ensino da Geografia. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 283-298, jan./jun. 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/130/85. Acesso em: 10 jun. 2019.

SANTOS, C.; BORSATO, V. O estudo da paisagem e as dificuldades de aprendizagem no ensino de Geografia. Cadernos PDE, v. 1, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unesparcampomourao_geo_artigo_conceicao_aparecida_zanatto_dos_santos.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

SILVEIRA, Emerson Lizandro Dias. Paisagem: Um conceito chave na geografia. In: EGAL – ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., 2009, Montevidéu. Anais... Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/23.pdf. Acesso em: 05 jun. 2019.

WAAGE, E. R. H. Cap. 4: Landscape as conversation. In: BENEDIKTSSON, K.; LUND, K. A. Conversations with Landscape (anthropological studies of creativity and perception). Londres: Routledge, 2010. p. 45-58.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Reis, C. B. W. dos, Rambo, C., Pfingstag, H. K., Nath, K., Silva, R. F. da, Goltz, S. C., Andreis, S., Wagner, T., Coelho, C. F. F. ., & Safadi, T. M. (2019). De onde eu vejo: processos de ensino-aprendizagem na construção do conceito de paisagem. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 7(1), 56–71. https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.213

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)