Paleontologia na Educação básica

uma perspectiva lúdica na abordagem de temas geológicos e paleontológicos no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.222

Palavras-chave:

Educação, Paleontologia, Geologia, Geografia, Didática

Resumo

A Paleontologia figura nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como temática inerente à educação básica, estando presente em muitos livros didáticos vinculada aos conceitos geológicos. Abordagens mais completas sobre o tema são, ainda, muito ausentes no currículo, devido a inúmeros fatores, como deficiência na formação de docentes e às dificuldades de aprendizado dos alunos. A Paleontologia apresenta conceitos fundamentais para o conhecimento dos fenômenos naturais e para a capacidade de reflexão crítica sobre os acontecimentos naturais referentes ao Planeta Terra e o meio ambiente. Portanto, atividades lúdicas surgem como ferramentas atrativas e eficazes as quais os professores podem utilizar para motivar o educando na jornada de aprendizagem geológica. Desse modo, são descritas aqui atividades realizadas junto a turmas de Ensino Fundamental e Médio em aulas de Geografia de 2013 até o presente em escolas públicas de Gravataí (RS), propondo o uso da Paleontologia através de atividades lúdicas na construção do conhecimento geológico na disciplina de Geografia, especificamente nos conteúdos referentes à Geografia Física. A ideia visa à aproximação do aluno ao paleontológico, à realidade e aos temas geológicos referentes à Geografia. A Geografia, nesse contexto, é imprescindível, uma vez que é incumbida da tarefa de auxiliar a inserir a solidariedade e o pensamento crítico nas novas gerações, a partir de reflexões sobre o uso racional dos recursos naturais e do desenvolvimento técnico-científico na produção do espaço geográfico. Uma parcela das atividades já foi concluída, e outras ainda estão em fase de conclusão ou em andamento, e os resultados obtidos têm sido bastante significativos no que se refere ao compartilhamento e exposição do conhecimento geológico técnico-científico em linguagem acessível, facilitando a compreensão dos alunos. Foram também comparados e analisados os índices de acertos dos estudantes nas atividades lúdicas propostas com relação aos conceitos trabalhados de forma tradicional e observou-se aumento considerável dos acertos quando do uso da proposta, corroborando o maior interesse e aprendizado quando da realização da atividade lúdica. Portanto, as atividades estão auxiliando na aprendizagem quanto a apropriação de conceitos, mas espera-se que também contribuam no sentido de ajudar na mobilização dos educadores para a importância e eficiência de práticas mais dinâmicas, que incentivem o aluno e a proposição de alternativas à educação bancária e longínqua da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Guglielmi Leite, SMED Gravataí; SEDUC-RS

Mestre em Geociências, Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação; Licenciado e Bacharel em Geografia.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências Naturais. Brasília, DF: MEC/SEF, 2008.

FILIPE, C. H. O. Fósseis: formação, classificação e importância paleontológica. Webartigos, 2008. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/fosseis-formacao-classificacao-e-importancia-paleoecologica/9318. Acesso em: 12 dez. 2008.

GALVÃO, D. M.; FINCO, G. Geociências no Ensino Médio: aprendendo para a cidadania. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 20., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos..., Florianópolis, SC, 2009.

HENRIQUES, M. H. P. Paleontologia: uma ponte entre as Geociências e a Sociedade. In: CARVALHO, I. S. et al. (ed.). Paleontologia: cenários de vida: volume 2. Rio de Janeiro: Editora Interciência, Faperj, 2007. p. 41-49.

KAERCHER, N. A. A geografia serve para entender a água, o sangue, o petróleo... serve para entender o mundo, e, sobretudo a nós mesmos!. v. 1. Canoas: Caesura (ULBRA), 2004. p. 77-92, 2004.

NEVES, J.P.; CAMPOS, L. M. L.; SIMÕES, M. G. Jogos como recurso didático para o ensino de conceitos paleontológicos básicos. Terr@Plural, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 103-114 , jan./jun., 2008.

SOARES, M. B. (org.). A paleontologia na sala de aula. Rio de Janeiro: SBP, 2009. Disponível em: www.sbpbrasil.org. Acesso em: 09 mar. 2018.

TAMIR, P. Pratical work in school: an analysis of current practice. In: WOOLNOGH, B. (ed.). Pratical Science. Milton Keynes: Open University Press, 1990. Cap. 2.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Leite, M. G. (2020). Paleontologia na Educação básica: uma perspectiva lúdica na abordagem de temas geológicos e paleontológicos no ensino de Geografia. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 8(2), 59–67. https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.222

Edição

Seção

Artigos livres