Paleontologia na Educação básica

uma perspectiva lúdica na abordagem de temas geológicos e paleontológicos no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.222

Palavras-chave:

Educação, Paleontologia, Geologia, Geografia, Didática

Resumo

A Paleontologia figura nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como temática inerente à educação básica, estando presente em muitos livros didáticos vinculada aos conceitos geológicos. Abordagens mais completas sobre o tema são, ainda, muito ausentes no currículo, devido a inúmeros fatores, como deficiência na formação de docentes e às dificuldades de aprendizado dos alunos. A Paleontologia apresenta conceitos fundamentais para o conhecimento dos fenômenos naturais e para a capacidade de reflexão crítica sobre os acontecimentos naturais referentes ao Planeta Terra e o meio ambiente. Portanto, atividades lúdicas surgem como ferramentas atrativas e eficazes as quais os professores podem utilizar para motivar o educando na jornada de aprendizagem geológica. Desse modo, são descritas aqui atividades realizadas junto a turmas de Ensino Fundamental e Médio em aulas de Geografia de 2013 até o presente em escolas públicas de Gravataí (RS), propondo o uso da Paleontologia através de atividades lúdicas na construção do conhecimento geológico na disciplina de Geografia, especificamente nos conteúdos referentes à Geografia Física. A ideia visa à aproximação do aluno ao paleontológico, à realidade e aos temas geológicos referentes à Geografia. A Geografia, nesse contexto, é imprescindível, uma vez que é incumbida da tarefa de auxiliar a inserir a solidariedade e o pensamento crítico nas novas gerações, a partir de reflexões sobre o uso racional dos recursos naturais e do desenvolvimento técnico-científico na produção do espaço geográfico. Uma parcela das atividades já foi concluída, e outras ainda estão em fase de conclusão ou em andamento, e os resultados obtidos têm sido bastante significativos no que se refere ao compartilhamento e exposição do conhecimento geológico técnico-científico em linguagem acessível, facilitando a compreensão dos alunos. Foram também comparados e analisados os índices de acertos dos estudantes nas atividades lúdicas propostas com relação aos conceitos trabalhados de forma tradicional e observou-se aumento considerável dos acertos quando do uso da proposta, corroborando o maior interesse e aprendizado quando da realização da atividade lúdica. Portanto, as atividades estão auxiliando na aprendizagem quanto a apropriação de conceitos, mas espera-se que também contribuam no sentido de ajudar na mobilização dos educadores para a importância e eficiência de práticas mais dinâmicas, que incentivem o aluno e a proposição de alternativas à educação bancária e longínqua da realidade.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Guglielmi Leite, SMED Gravataí; SEDUC-RS

    Mestre em Geociências, Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação; Licenciado e Bacharel em Geografia.

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Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

Paleontologia na Educação básica: uma perspectiva lúdica na abordagem de temas geológicos e paleontológicos no ensino de Geografia. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 59–67, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.222. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/182.. Acesso em: 4 jul. 2024.

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