Formação de professores em História

desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.91

Palavras-chave:

Professores - Formação, História, Didática de História, Educação

Resumo

Discutir a formação de professores é um empreendimento que não pode desprezar a centralidade da relação entre teoria e prática. Na área de História, os cursos de licenciatura vivem um dilema, pois a maior parte de seus docentes são historiadores, que geralmente centram sua atuação na difusão dos conhecimentos produzidos a partir dos cânones teórico-metodológicos da ciência histórica, enquanto se distanciam, colocam em segundo plano ou delegam aos especialistas da área da didática geral a discussão sobre a função didática do conhecimento histórico e também em relação aos fundamentos da prática docente no âmbito da História. O presente artigo problematiza esse modelo de formação, traz contribuições dos estudos da Didática da História e da Educação Histórica para este debate e apresenta proposições e experiências de trabalho que podem auxiliar na redefinição de práticas, papéis e posturas nessa área.

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Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Éder Cristiano de. Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 85–92, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.91. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83. Acesso em: 22 dez. 2024.