Consciência e narrativa histórica

desafios educativos aos professores

Autores

  • Marília Gago

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i2.85

Resumo

O quadro epistemológico da História tem de ser engajado com as práticas em sala de aula. Apresentam-se os dados qualitativos que emergiram das respostas dadas em entrevista semiestruturada por 48 professores de História, na linha da Grounded Theory e dos estudos em educação histórica. Urge repensar a formação de professores em linha com a educação histórica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARCA, Isabel; MAGALHÃES, Olga; CASTRO, Júlia. Ideas on History and Orientation in Time: A Study with beginning Teachers. Exeter: 2004. Disponível em: http://centres.exeter.ac.uk/historyresource/journal8/barca.pdf. Acesso em: 28 ago. 2015.

BOIX-MANSILLA, Veronica. Historical Understanding: Beyond the past into the present. In: STEARNS, Peter; SEIXAS, Peter; WINEBURG, Samuel (Eds.) Knowing, Teaching and Learning History. New York: New York University Press, 2000. p. 390-418.

DANTO, Arthur. Historia y narración. Barcelona: Paidos, 1989.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

DAY, Christopher. O desenvolvimento profissional dos professores em tempos de mudança e os desafios para as Universidades. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 1, n. 2, p. 151-188, jun. 2003.

FRONZA, Marcelo. Aprendendo história com as histórias em quadrinhos. In: SCHIMDT, Maria Auxiliadora; BARCA, I. Aprender história: perspetivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. p. 197-224.

GAGO, Marília. Pluralidade de olhares: construtivismo e multiperspetiva no processo de aprendizagem. Maputo: EPM-CELP, 2012.

KVALE, Steinar. InterViews: an introduction to qualitative research interviewing. USA: Sage Publications, 1996.

LEE, Peter. “Walking backwards into tomorrow: Historical consciousness and understanding History.” In: ANNUAL MEETING OF AMERICAN RESEARCH EDUCATIONAL ASSOCIATION, New Orleans, Abril 2002.

LEE, Peter. Video-conferência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS JORNADAS INTERNACIONAIS EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 15., 2015. Braga e Cuiabá. junho 2015.

LORENZ, Chris. You got your history, I got mine: Some reflections on truth and objectivity in History. 1999. Centre for the Study of Historical Consciousness. Vancouver: University of British Columbia, 2003. Disponível em: http://www.cshc.ubc.ca. Acesso em: 20 set. 2003.

LORENZ, Chris. Towards a theoretical framework for comparing historiographies: Some preliminary considerations. 2001. Centre for the Study of Historical Consciousness. Vancouver: University of British Columbia, 2003. Disponível em: http://www.cshc.ubc.ca. Acesso em: 20 set. 2003.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.

RÜSEN, Jörn. Studies in Metahistory. Pretoria: Human Sciences Research Council, 1993.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição histórica situada: que aprendizagem é esta?. In: ______.; BARCA, I. (org.). Aprender história: perspetivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. p. 21-51.

VIRTA, Arja. Student Teachers’ conceptions of History. Exeter, 2002. Disponível em: http://researchgate.net. Acesso em: 28 ago. 2015.

WINEBURG, Samuel. Making Historical Sense. In: ______.; STEARNS, Peter; SEIXAS, Peter (Eds.) Knowing, Teaching and Learning History. New York: New York University Press, 2000. p. 306-325.

Downloads

Publicado

31-12-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GAGO, Marília. Consciência e narrativa histórica: desafios educativos aos professores. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 2, p. 15–25, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i2.85. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/77. Acesso em: 22 dez. 2024.