Das cartas à sala de aula

Elô torna-se professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.116

Palavras-chave:

Formação de professores, História oral, Rede de significações, Educação, História

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.

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Biografia do Autor

Nara Eunice Nörnberg, Unisinos

Doutora em Educação. Coordenadora do Curso Pedagogia/PARFOR e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNISINOS. 

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Publicado

31-12-2016

Como Citar

Nörnberg, N. E. (2016). Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 4(2), 9–15. https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.116

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático