Das cartas à sala de aula

Elô torna-se professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.116

Palavras-chave:

Formação de professores, História oral, Rede de significações, Educação, História

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nara Eunice Nörnberg, Unisinos

    Doutora em Educação. Coordenadora do Curso Pedagogia/PARFOR e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNISINOS. 

Referências

CHAUI, Marilena. Convite a Filosofia. São Paulo: Ática, 1997.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Maria de Fátima (org.). Escola viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p. 113-132

NÖRNBERG, Nara. Aprendiz de professor de borboletas no espaço/tempo da memória – (re)conhecendo trajetórias de docentes na educação rural. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Gradução em Educação (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) UNISINOS, São Leopoldo, 2008.

NÓVOA, Antônio (org.). Vidas de Professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992.

ROSSETTI-FERREIRA, Maria C. et al. Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

WALLON, Henri. Henri Wallon: psicologia. São Paulo: Ática, 1986.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

NÖRNBERG, Nara Eunice. Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 9–15, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.116. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 293

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.