Das cartas à sala de aula

Elô torna-se professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.116

Palavras-chave:

Formação de professores, História oral, Rede de significações, Educação, História

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre as dimensões pedagógicas, políticas e epistemológicas que permeiam a formação de professores leigos através da análise da narrativa de Elô. Para a coleta e análise dos dados fiz uso da Rede de Significações, que propõe a integração dinâmica de elementos diversos, em uma perspectiva evolutiva e histórica. Os achados revelam a influência do capital social na escolha de quem pode vir a ser professor. E que narrar o que se faz com e pelo humano resgata a nossa própria humanidade, provocando-nos a pensar a educação a partir da experiência e do sentido que é constituidor e constituinte do estar/ser professor.

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Biografia do Autor

  • Nara Eunice Nörnberg, Unisinos

    Doutora em Educação. Coordenadora do Curso Pedagogia/PARFOR e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNISINOS. 

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Publicado

31-12-2016

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

NÖRNBERG, Nara Eunice. Das cartas à sala de aula: Elô torna-se professora. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 9–15, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.116. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/102.. Acesso em: 25 jul. 2024.