Tecendo possibilidades sobre concepções docentes e qualidade de ensino baseado nas avaliações externas

uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.312

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Concepções pedagógicas, Políticas públicas, Qualidade na educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, como os temas concepções pedagógicas e avaliações em larga escala estão relacionados com a qualidade da educação. Os dados foram coletados nas bases de dados Unique, Scielo e BDTD, com um recorte temporal compreendido entre 2013 e 2022. Foram analisados treze artigos e uma dissertação, agrupados em três categorias temáticas que dialogam com o objetivo da pesquisa. De maneira geral, os estudos enfatizam aspectos negativos da relação entre avaliação em larga escala e qualidade da educação, abordando superficialmente as concepções pedagógicas em apenas dois estudos, mas destacando a importância da formação continuada dos professores como medida para repensar a prática pedagógica. Percebe-se a necessidade de novas reflexões envolvendo as concepções pedagógicas docentes como hipótese a ser relacionada com a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

  • Juliana Vargas Silva, Universidade Feevale

    Mestranda do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas; Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade; Bacharel em Administração de Empresas pela Unisinos; Pós-graduada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade Feevale. Professora de anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino no município de Estância Velha; professora do curso técnico em Administação de Empresas no colégio Sinodal - Portão.

  • Lovani Volmer, Universidade Feevale

    Doutora em Letras; professora na Universidade Feevale.

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Publicado

17-10-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SILVA, Juliana Vargas; VOLMER, Lovani. Tecendo possibilidades sobre concepções docentes e qualidade de ensino baseado nas avaliações externas: uma revisão integrativa da literatura. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e312, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.312. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/312. Acesso em: 25 out. 2024.

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