Processos formativos no ensino superior e políticas públicas de diversidade sexual

relatos de algumas experimentações no campo da Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.69

Palavras-chave:

Educação, Diversidade sexual, Políticas públicas, Segmento LGBT

Resumo

Neste artigo, procuramos analisar o(s) lugar(es) ocupados pela diversidade sexual nas políticas brasileiras voltadas à Educação Superior e seus possíveis desdobramentos no curso de Psicologia de uma universidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. Nossa indagação principal parte da constatação do número expressivo (em quantidade e importância) de planos e programas voltados à diversidade sexual, onde questionamos quais os possíveis desdobramentos desses planos e programas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação brasileiros e, especificamente, no curso de Psicologia. E ainda mais, que efeitos essa “ausência” produz nos sujeitos inseridos em processos formais de educação, como isso reverbera nas chamadas “práticas psi”? Por fim, qual o papel das/os docentes enquanto agentes desse processo formativo? Como pano de fundo teórico-metodológico, utilizamos autoras/es que operam com a Teoria Queer e também com a pesquisa intervenção. Dividimos o texto em dois eixos argumentativos: no primeiro, abordaremos o contexto atual de inserção da temática Diversidade Sexual na formação superior (em geral) e na Psicologia. Para isso, partiremos do estudo de alguns trabalhos acadêmicos sobre o assunto, assim como da leitura das principais políticas governamentais sobre LGBT e a relação com a Educação Superior. O segundo eixo – o qual entendemos estar ligado intimamente ao primeiro, constatada a pouca inserção da temática Diversidade Sexual na formação em Psicologia (na universidade onde trabalho) – tratará da constituição e dos efeitos produzidos por um grupo formado por professores e estudantes, o Coletivo TRANSEX – Transvalorando Sexualidade(s). Por fim, sem o intuito de esgotar a discussão, trataremos de apontar algumas “aberturas” no debate sobre a diversidade sexual na formação acadêmica. Acreditamos que as experiências aqui relatadas poderão ajudar a refletir sobre as lacunas dos processos de formação em uma área tão importante como a Psicologia, assim como evidenciar a importância de uma formação para a diversidade que transborde os muros da universidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUIAR, K. F.; ROCHA, M. L. Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Psicol. cienc. prof., v. 27, n. 4, p. 648-663, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007001200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 set. 2013.

BAREMBLITT, G. F. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 6. ed. Belo Horizonte: Editora FGB/IGB, 2012.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Brasil sem Homofobia. Brasília, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf. Acesso em: 02 jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. História da AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/historia-da-aids. Acesso em: 16 jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/edh/pnedhpor.pdf. Acesso em: 19 ago. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/homofobia/planolgbt.pdf. Acesso em: 04 jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório de monitoramento das ações do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – PNPCDH LGBT. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.atms.org.br/arquivos/042011/relatorio_acoes-pllano-lgbt.pdf. Acesso em: 04 jun. 2013.

GAMSOM, J. As sexualidades, a teoria queer e a pesquisa qualitativa. In: NORMAN, K. D; YVONNA, S. L. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 345-362.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Rio Grande do Sul: Santiago. Disponível em: http://www1.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?lang=&codmun=431740&search=rio-grande-do-sul|santiago. Acesso em: 12 fev. 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria Queer: uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, Florianópolis, n. 2, p. 541-553, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf. Acesso em: 12 fev. 2013.

MELLO, L.; AVELAR, R. B; MAROJA, D. Por onde andam as políticas públicas para a população LGBT no Brasil. Soc. e Estado, Brasília, v. 27, n. 2, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922012000200005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2013.

MISKOLCI, R. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, n. 21, p. 150-182, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n21/08.pdf. Acesso em: 12 fev. 2012.

NARDI, H. C.; RIOS, R. P.; MACHADO, P. S. Diversidade sexual: políticas públicas e igualdade de direitos. Athenea Digital, Barcelona, n. 3, p. 255-266, 2012. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=53724611016. Acesso em: 12 jun 2013.

NARDI, H. C. Educação, heterossexismo e homofobia. In: POCAHY, F. (Org.). Políticas de enfrentamento ao heterossexismo: corpo e prazer. Porto Alegre: Nuances, 2010. p. 151-167

ROCHA, M. L. Psicologia e as práticas institucionais: a pesquisa intervenção em movimento. Psico, Porto Alegre, v. 37, n. 2, 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/1431/1124. Acesso em: 17 mar. 2014.

Downloads

Publicado

01-05-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos formativos no ensino superior e políticas públicas de diversidade sexual: relatos de algumas experimentações no campo da Psicologia. (2015). Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 3(1), 17-26. https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.69

Artigos Semelhantes

1-10 de 245

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.