Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/1kn9z051

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Legislação, Nome social

Resumo

O artigo apresenta uma apreciação teórica que busca compreender as legislações, os estudos de gênero, a sexualidade e as práticas sociais que historicamente excluem de direitos a população LGBTQIAPN+[1]. Para tanto, são propostos argumentos, críticas e repercussões sobre os diálogos entre legislações, gênero e sexualidade. Desta forma, o estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que examina documentos, identificando as concepções sobre educação, gênero, sexualidade e nome social. Destaca-se a importância do reconhecimento do nome social àqueles cuja identificação civil não reflete adequadamente sua identidade de gênero nos registros escolares, buscando uma educação que valorize o pluralismo democrático, problematizando a educação e a democracia com destaque à diversidade e às questões de gênero, sexualidade e suas intersecções. Propõe-se, portanto, que a leitura das constituições e legislações sobre educação, gênero, sexualidade e nome social sejam reflexões que ocupem os espaços das escolas e da sociedade, uma vez que a população LGBTQIAPN+ deve ter seus direitos assegurados na Constituição, nas legislações e nas políticas públicas em todos os espaços da sociedade.

 

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Biografia do Autor

  • Marcos Rogério dos Santos Souza, Universidade La Salle

    Doutorando em Educação, Mestre em Educação, graduado em Pedagogia e Orientação Educacional, em Psicologia, em História. Especialista em Politicas Públicas e Gestão da Educação, Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade e membro do Grupo de Pesquisa COMGÊNERO. Bolsista CAPES.

  • Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle

    Pós Doutora em Estudos de Gênero pela UCES ( 2011), possui graduação em Psicologia, mestrado (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). É Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Educação e do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade La Salle, orientando teses e dissertações, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Sexual, Gênero, Violências de Gênero, Gravidez na adolescência, Direitos Humanos, Psicanálise e Educação, Inclusão e Políticas Publicas de Inclusão. É Líder do Grupo de Pesquisa ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos e vice Coordenadora do Comitê de Assessoramento Educação FAPERGS (2022-2024). Coordena o Projeto de Extensão Observatório de discursos e práticas de prevenção a violência de Gênero em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Novo Hamburgo/ RS: saberes docentes em construção, é Editora assistente da Revista Diálogo.

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Publicado

03-07-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SOUZA, Marcos Rogério dos Santos; SILVA, Denise Regina Quaresma da. Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 107–118, 2024. DOI: 10.55602/1kn9z051. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/298. Acesso em: 21 nov. 2024.

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