Situações vivenciadas e estratégias desenvolvidas por professores da educação básica diante da desigualdade social na educação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.316Palavras-chave:
Educação Básica, Percepção de professores, Desigualdade social na educaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como professores da Educação Básica percebem a desigualdade social na educação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo exploratório, em que participaram 10 professores de escolas públicas. As informações foram construídas por meio de um questionário on-line, com questões fechadas e abertas. Para este artigo, foram consideradas as respostas de duas das três questões abertas do referido questionário. Como método analítico, optou-se pela Análise Textual Discursiva, com base em categorias a priori: i) situações vivenciadas pelos professores quanto à desigualdade social no contexto escolar; e ii) estratégias desenvolvidas pelos professores para amenizar as implicações da desigualdade social na educação. Os resultados fornecem indicativos de que professores percebem tal desigualdade por meio da carência material e de questões relacionadas à desmotivação e à realidade familiar. Com relação às estratégias empregadas pelos docentes para mitigar o fenômeno, são destacadas ações de acolhimento discente e a adaptação didático-metodológica. As conclusões indicam a necessidade de uma conduta sensível dos docentes, no sentido de identificar o fenômeno e desenvolver alternativas para propiciar a aprendizagem de modo igualitário.
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