Situações vivenciadas e estratégias desenvolvidas por professores da educação básica diante da desigualdade social na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.316

Palavras-chave:

Educação Básica, Percepção de professores, Desigualdade social na educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como professores da Educação Básica percebem a desigualdade social na educação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e do tipo exploratório, em que participaram 10 professores de escolas públicas. As informações foram construídas por meio de um questionário on-line, com questões fechadas e abertas. Para este artigo, foram consideradas as respostas de duas das três questões abertas do referido questionário. Como método analítico, optou-se pela Análise Textual Discursiva, com base em categorias a priori: i) situações vivenciadas pelos professores quanto à desigualdade social no contexto escolar; e ii) estratégias desenvolvidas pelos professores para amenizar as implicações da desigualdade social na educação. Os resultados fornecem indicativos de que professores percebem tal desigualdade por meio da carência material e de questões relacionadas à desmotivação e à realidade familiar. Com relação às estratégias empregadas pelos docentes para mitigar o fenômeno, são destacadas ações de acolhimento discente e a adaptação didático-metodológica. As conclusões indicam a necessidade de uma conduta sensível dos docentes, no sentido de identificar o fenômeno e desenvolver alternativas para propiciar a aprendizagem de modo igualitário.

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Biografia do Autor

  • Franciéli Cavalheiro de Araujo, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

    Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT, 2024). Graduanda em Atendimento Educacional Especializado (AEE/ UFSM). MBA em Gestão Educacional, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. (Esalq/ USP). Atualmente é professora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, na rede pública.

  • Lorita Aparecida Veloso Galle, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

04-02-2025

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

ARAUJO, Franciéli Cavalheiro de; GALLE, Lorita Aparecida Veloso. Situações vivenciadas e estratégias desenvolvidas por professores da educação básica diante da desigualdade social na educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e316, 2025. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.316. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/316. Acesso em: 7 fev. 2025.

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