Avaliação socioemocional no contexto pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.255%20Palavras-chave:
Socioemocional, Círculos de construção de paz, Pandemia, Covid-19Resumo
Com o início da pandemia, todos precisamos enfrentar situações nunca vivenciadas e adaptar / criar processos. Com a escola, não foi diferente. A sala de aula passou por mudanças abruptas e drásticas. Excesso de telas, aulas remotas, ensino híbrido, misturas entre o trabalho/estudo e a vida pessoal, tudo de um dia para o outro. Os processos de ensino e de aprendizagem, por vezes, ficaram em segundo plano. O emocional, também. Entre câmeras e microfones fechados e muitos professores exaustos, também enfrentando suas questões diárias, cresciam exponencialmente outros problemas, como as lacunas de aprendizagem, a falta do contato social, das trocas entre pares, das interações entre grupos. Muitos perderam o olho no olho e o toque, essenciais para o desenvolvimento humano. Aos poucos, as aulas presenciais voltaram, assim como as demandas, mas essas de forma acentuada. Famílias em conflito, estudantes que não mais sabiam como se portar e como estudar e professores apavorados com o como fazer, como começar, como dar conta de tantas tarefas. [...]
Downloads
Referências
PRANIS, Kay; BOYES-WATSON, Carolyn. Círculos em movimento: construindo uma comunidade escolar restaurativa. 2017. Disponível em: https://www.circulosemmovimento.org.br/downloadmanual. Acesso em: 08 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Micheli Stein, Rafaela Zang Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.