A importância do olhar das crianças e suas representações sobre ciência na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.227

Palavras-chave:

Criança, Infância, Educação infantil, Ciências, Pesquisa

Resumo

A presente pesquisa teve como problema saber qual a perspectiva que as crianças possuem em relação às concepções de ciência e pesquisa. Para tanto organizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa em uma escola particular do município de Novo Hamburgo – RS. Para isso foram utilizados como ferramenta de investigação desenhos, registros gráficos e diálogos das crianças da faixa etária dos 5 aos 6 anos. Buscou-se compreender o olhar destas crianças em relação aos temas ciência e gênero, visando a compreender as representações do pensamento infantil em relação à ciência e a quem faz ciência. Autores como Rosset (2017), e a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil entre outros autores foram utilizados como referência nesta pesquisa. Ao final novos olhares e reflexões a respeito do tema foram emergindo, buscando compreender o potencial infantil e seu protagonismo perante a ciência e a pesquisa, assim como buscar novas alternativas como docentes para potencializar as crianças na busca de respostas às suas curiosidades e também no processo científico.

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Biografia do Autor

  • Letícia Bett Abel, Colégio Marista Pio XII (RS)

    Especialista em Educação Infantil Interfaces com BNCC e Neurociências.

  • Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora pelo PPG em Educação em Ciências da UFRGS, com doutorado sanduíche pela Universidade de Londres, Inglaterra. Bolsista CAPES. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

31-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ABEL, Letícia Bett; SCHWAMBACH, Ailim. A importância do olhar das crianças e suas representações sobre ciência na educação infantil. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 1, p. 45–61, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i1.227. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/170. Acesso em: 25 dez. 2024.

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