Pedagogia hospitalar

a humanização da educação em ambientes de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.214

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Estudante doente, Classe hospitalar, Educação, Saúde

Resumo

O presente artigo de natureza qualitativa tem por objetivo compreender e analisar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar e o olhar para a criança/adolescente em tratamento de saúde. A pesquisa baseou-se em instituições das cidades de Ivoti e Novo Hamburgo, sendo pesquisados os locais que oferecem o atendimento pedagógico no âmbito hospitalar e da criança adoecida. Foram realizados contatos com os espaços e entrevistas com três pedagogos diferentes, um que atende alunos em um hospital, outro que faz intervenções em uma rede assistencial e o último, que atende alunos a domicílio. A partir das entrevistas e das pesquisas realizadas sobre a temática da pedagogia hospitalar, chegou-se à conclusão da importância do atendimento pedagógico para crianças com afecções. Analisando as entrevistas, também se percebeu a importância do papel do pedagogo na relação de mediação com o mundo externo e com a família para o aluno hospitalizado ou impossibilitado de frequentar a escola. Notou-se também a presença do lúdico e sua importância no desenvolvimento e na formação dessas crianças como seres humanos completos. A partir desses resultados, compreende-se a pedagogia como uma área de muitas potencialidades a serem exploradas, sendo a hospitalar uma área ainda pouco estudada e conhecida tanto por pedagogos quanto por outros profissionais, que podem ampliar os estudos e conhecimentos sobre a temática.

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Biografia do Autor

Juliana Lima Silva

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti.

Ailim Schwambach, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutora pelo PPG em Educação em Ciências da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Graduada em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Silva, J. L., & Schwambach, A. (2019). Pedagogia hospitalar: a humanização da educação em ambientes de saúde. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 7(1), 56–74. https://doi.org/10.55602/rlic.v7i1.214

Edição

Seção

Artigos