Pedagogia de transformações, escola que luta pela libertação

Autores

  • Tatiele Dietrich

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.18

Palavras-chave:

Paulo Freire, Conscientização social, Educação, Teoria progressista da Educação

Resumo

O presente trabalho apresenta a Teoria Progressista, refletindo sobre o contexto histórico do seu surgimento, o seu objetivo e as razões do seu desenvolvimento. Também veremos seus principais representantes, sua maior ênfase e algumas críticas referente a essa pedagogia. A Teoria Progressista defende que a escola pode ser um ambiente que busca a libertação dos oprimidos e a conscientização dos alunos para que esses se tornem seres humanos ativos dentro da sociedade. Veremos, ainda, que essa teoria é dividida em três partes: a Libertadora, onde se destaca Paulo Freire, autor muito importante para a educação, a Libertária e a Crítico-social dos conteúdos. A partir da pesquisa bibliográfica procuramos relacionar os referenciais teóricos com a nossa própria experiência como estudante e como professora na Educação Básica.

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Publicado

01-01-2013

Como Citar

Dietrich, T. (2013). Pedagogia de transformações, escola que luta pela libertação. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 1(1), 86–90. https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.18

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