Letramento argumentativo

metodologias e gêneros textuais voltados para a formação crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.218

Palavras-chave:

Letramento argumentativo, Criticidade, Método de ensino, Gêneros textuais, Docência, Educação

Resumo

O presente artigo disserta acerca do ensino da Língua Portuguesa e a formação crítica através de práticas argumentativas. Com o objetivo de informar-se acerca dos mais adequados métodos educativos e gêneros textuais para aplicação de atividades de letramento argumentativo nesse contexto, realizou-se esta pesquisa. Visto que é essencial estar preparado, como professor, para planejar aulas significativas e que induzam a participação ativa dos alunos, buscou-se em diversos teóricos, conhecimentos de áreas distintas a fim de refletir sobre a educação crítica. Aprofundou-se, primeiramente, a busca do referencial teórico, utilizando-se de obras de Paulo Freire, Débora Massmann, Marcuschi e Faraco além de informações presentes em artigos, dissertações e teses, bem como os apontamentos presentes no documento da Base Nacional Comum Curricular relacionados à argumentação e oralidade. Em seguida, os aspectos mais relevantes da prática vivenciada durante a cadeira de Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa foram relatados e a partir desses foi possível formular conclusões a respeito da temática. Constata-se, após todo o processo de análise, que é imprescindível ter uma preparação metodológica para exercer a docência, uma vez que momentos de discussão oral são, ainda hoje, insuficientemente trabalhados em sala de aula. Professores de todos os componentes curriculares devem estar munidos de textos e estratégias metodológicas capazes de incentivar a participação dos discentes. No entanto, essa preparação só se dá através de uma boa formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Theobald

Graduanda de Letras Português/Alemão do Instituto Superior de Educação Ivoti.

Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

BORGES, Tiago Silva. Metodologias ativas na promoção da formação críti-ca do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. 2014. 25 f. Tese (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu, Bahia, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017.

CARA, Salete de Almeida. A poesia lírica. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1986.

ELEODORO, Débora Raquel Massmann. Línguas-Culturas e Retórica: análise comparada de produções dissertativo-argumentativas em língua francesa e língua portuguesa na esfera escolar. 2009. 498 f. Tese (Doutorado) - Curso de Língua e Literatura Francesa, Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05022010-173540/publico/DEBORA_RAQUEL_MASSMANN_ELEODORO.pdf. Acesso em: 07 nov. 2019.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto para estudantes universitários. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado da Letras, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais & ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MOTTA, Luiz Gonzaga. O trabalho simbólico da notícia. Recife: Compós, 2002.

PRETTI, Dino (org.) Estudos de língua falada variações e confrontos. 2.ed. São Paulo: Associação Editorial Humanistas, 2006.

SÁ, Jorge de. A crônica. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.

SOARES, Angélica. Gêneros textuais. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

31-05-2020

Como Citar

Theobald, D. ., & Goldmeyer, M. C. (2020). Letramento argumentativo: metodologias e gêneros textuais voltados para a formação crítica. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 8(1), 29–37. https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.218

Edição

Seção

Artigos