Letramento argumentativo
metodologias e gêneros textuais voltados para a formação crítica
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v8i1.218Palavras-chave:
Letramento argumentativo, Criticidade, Método de ensino, Gêneros textuais, Docência, EducaçãoResumo
O presente artigo disserta acerca do ensino da Língua Portuguesa e a formação crítica através de práticas argumentativas. Com o objetivo de informar-se acerca dos mais adequados métodos educativos e gêneros textuais para aplicação de atividades de letramento argumentativo nesse contexto, realizou-se esta pesquisa. Visto que é essencial estar preparado, como professor, para planejar aulas significativas e que induzam a participação ativa dos alunos, buscou-se em diversos teóricos, conhecimentos de áreas distintas a fim de refletir sobre a educação crítica. Aprofundou-se, primeiramente, a busca do referencial teórico, utilizando-se de obras de Paulo Freire, Débora Massmann, Marcuschi e Faraco além de informações presentes em artigos, dissertações e teses, bem como os apontamentos presentes no documento da Base Nacional Comum Curricular relacionados à argumentação e oralidade. Em seguida, os aspectos mais relevantes da prática vivenciada durante a cadeira de Laboratório de Ensino de Língua Portuguesa foram relatados e a partir desses foi possível formular conclusões a respeito da temática. Constata-se, após todo o processo de análise, que é imprescindível ter uma preparação metodológica para exercer a docência, uma vez que momentos de discussão oral são, ainda hoje, insuficientemente trabalhados em sala de aula. Professores de todos os componentes curriculares devem estar munidos de textos e estratégias metodológicas capazes de incentivar a participação dos discentes. No entanto, essa preparação só se dá através de uma boa formação.
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