Motivação na adolescência

um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.59

Palavras-chave:

Língua estrangeira, PIBID, Motivação, Método de ensino, Educação

Resumo

A prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente.

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Publicado

31-12-2014

Como Citar

Scheeren, F., & Fang, M. C. (2014). Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 134–139. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.59

Edição

Seção

Artigos