Motivação na adolescência

um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.59

Palavras-chave:

Língua estrangeira, PIBID, Motivação, Método de ensino, Educação

Resumo

A prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, Andréa Haddad. A motivação do adolescente e as percepções do contexto social em sala de aula. 2006. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2006.

CAVENAGHI, Ana Raquel Abelha; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9. ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2009. p. 1478-1489. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1968_1189.pdf. Acesso em: 07 out. 2014.

COUTINHO, Luciana Gageiro. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional – Revista de Psicanálise, v. 17, n. 181, p. 13-19, mar. 2005. Disponível em: http://www.editoraescuta.com.br/pulsio-nal/181_02.pdf. Acesso em: 02 out. 1014.

FERRARI, Magaly. A hipótese do período crítico no aprendizado da língua estrangeira analisada à luz do paradigma conexionista. 2007. 232f. Tese (Doutorado Linguística Aplicada) – Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2007.

FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 147-160, abr. 2007. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/pdf/v7n1a13.pdf. Acesso em: 02 out. 2014.

MACOWSKI, Edcléia Basso. A construção do ensino-aprendizagem de língua estrangeira com adolescentes. 1993. 245f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1993.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHEEREN, Fernanda; FANG, Marceli Carine. Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 134–139, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.59. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 289

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.