Wie klingt es? Wie lese Ich? Wie schreibe Ich?

desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Alemã no 2°ano do do Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.249

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Análise, Percepção, Escrita e leitura, Língua alemã, Língua estrangeira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar como ocorre o processo de desenvolvimento da leitura e escrita em língua alemã. Realizou-se uma pesquisa por meio da consciência fonológica, na qual os alunos desenvolveram as habilidades de leitura e de escrita por meio do método fônico e silábico. Os resultados foram muito positivos, com destaque especial para o fato de que todas as aulas foram ministradas em alemão, sem o auxílio de traduções. Os teóricos Fernando Capovilla, Alessandra Capovilla, Magda Soares, Maria Regina Maluf e Marilyn Adams embasaram a presente pesquisa. Foi um diálogo constante entre a prática e a teoria. A vivência da consciência fonológica no currículo alemão no Ensino Fundamental I torna-se relevante, pois ressignifica a forma de aprender alemão. O desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em língua alemã com o método fônico e silábico permite que os alunos saiam da posição de meros espectadores do conhecimento para agentes ativos de sua aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yasmin Lein Bender, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Graduação pelo Instituto Super de Educação Ivoti (ISEI) e Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA), Especialização para professores de língua alemã (Referendariat). Pós-graduação em Educação Inovadora e Tendências Educacionais. Professora e criadora de conteúdos para crianças no Instagram (@fraubenderdeutsch) e no YouTube. Joinville/SC.

Referências

ADAMS, Marilyn Jager et al. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS (IELUSC). Projeto Político Pedagógico (PPP). Joinville, 2017. Disponível em: https://colegiobonja.com.br/quem-somos/. Acesso em: 07 set. 2020.

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS (IELUSC). Quem somos: Bonja para o mundo e para sempre. Joinville, 2017. Disponível em: https://colegiobonja.com.br/quem-somos/. Acesso em: 07 set. 2020.

BERTELSON, P.; DE GELDER, B. Learning about reading from illiterates. In: GALABURDA, A. M. (org.). From reading to neurons. Cambridge, MA: The MIT, 1989. p. 1-25.

BOSCH, Bernhard et al. Eine Einführung in die Silbenmethode: 20 Jahre: ABC der Tiere. Offenburg: Mildenberg Verlag, [2020?]. Disponível em: https://www.mildenberger-ver-lag.de/fileadmin/downloads/prospekte/1756_Online/. Acesso: 25 set. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introdução. Acesso em: 07 set. 2020.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon, Fapesp, 2000.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon, Fapesp, CNPq, 2002.

CAPOVILLA, A.G.S.; MACHALOUS, N.; CAPOVILLA, F. C. Leitura em crianças bilíngües: uso das rotas fonológica e lexical em português e alemão. In: MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CASTRO, Luana. Analfabetismo funcional. Brasil Escola, [S.l., 2020?]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/analfabetismo-funcional.htm. Acesso em: 30 ago. 2020.

DAVID, Tripp. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

INSTITUTO EDUCACIONAL LUTERANO DE SANTA CATARINA (IELUSC). Plano Político Pedagógico. Joinville, 2017.

MALUF, M. R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

RICHARDSON, Robert Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed., rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2010.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BENDER, Yasmin Lein. Wie klingt es? Wie lese Ich? Wie schreibe Ich? desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas aulas de Língua Alemã no 2°ano do do Ensino Fundamental I. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 28–40, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.249. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/190. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 115

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)