Feedback corretivo na preparação para a prova de proficiência em língua alemã ZDP A1+

Autores

  • Helder John

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.36

Palavras-chave:

Feedback, Língua alemã, Língua estrangeira, Prova de proficiência

Resumo

O erro faz parte da aula de língua estrangeira. Assim, a correção também faz parte dela. O presente artigo procura indicar inicialmente diferentes tipos de feedback corretivo, tanto oral quanto escrito. Em seguida, é feita uma reflexão sobre as dúvidas que geralmente estão relacionadas ao feedback corretivo: quais erros corrigir, quem deve realizar a correção e como e quando realizar o feedback corretivo. Por fim, é analisada sua ocorrência e sua real eficácia na preparação de uma turma de alunos do Ensino Fundamental para a prova de proficiência em Língua Alemã ZDP A1+.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUSCH; CHRIST; KRUMM (org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 3. Aufl. Tübingen; Basel: Francke Verlag, 1995.

ELLIS, Rod. Corrective feedback and teacher development. L2 Journal, v. 1, p. 3-18, 2009.

KÖNIGS, Frank G. Fehlerkorrektur. In: BAUSCH; CHRIST; KRUMM (org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 3. Aufl. Tübingen; Basel: Francke Verlag, 1995.

KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond method: macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

LI, Shaofeng. The effectiveness of corrective feedback in SLA: a meta-analysis. Language Learning, v. 60, n. 2, p. 309-365, 2010.

SHEILS, Joseph et al. Gemeinsamer europäischer Referenzrahmen für Sprachen: lernen, lehren, beurteilen. Berlin; München: Langenscheidt, 2001.

ZENTRALSTELLE FÜR DAS AUSLANDSSCHULWESEN. Prüfungsordnung und Ausführungsbestimmungen. Porto Alegre, 2013. CD-ROM.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

John, H. (2014). Feedback corretivo na preparação para a prova de proficiência em língua alemã ZDP A1+. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(1), 93–105. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.36

Edição

Seção

Artigos