Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.42

Palavras-chave:

Língua estrangeira, Neurociências, Motivação, Língua alemã, Educação

Resumo

Aprender uma língua estrangeira é indispensável na era da globalização. As questões relativas à motivação dos alunos em situação de aprendizagem da língua estrangeira e o uso de recursos tecnológicos são temas relevantes e merecidos de estudo. Por essa razão, este trabalho tem por objetivos detalhar as características do adolescente, estudar a aprendizagem de língua estrangeira e buscar nas neurociências um embasamento teórico sobre o que ocorre no cérebro nesse período. Através da metodologia denominada grupo focal, refletiu-se, juntamente com alunos de Língua Alemã, o ensino da língua numa escola em São Leopoldo. Conclui-se que a metodologia utilizada pelo professor e a relação dele para com o aluno são fatores que influenciam a motivação desse para com aprendizagem de alemão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVAREZ, Ana; LEMOS, Ivana de Carvalho. Os neuromecanismos do aprender: a aplicação de novos conceitos no dia-a-dia escolar e terapêutico. Rev. Psicopedagogia, v. 23, n. 71, p. 181-90, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862006000200011&script=sci_arttext. Acesso em: 12 jun. 2014.

BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BERGMANN, J. C. F. ; KRAVISKI, Elys Regina. Interculturalidade e motivação na aprendizagem de línguas estrangeiras. Intersaberes (Facinter), Curitiba, v. 1, p. 3, 2006.

BZUNECK, José A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José A. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. p. 9-36.

CIAMPO, Luiz Antonio Del. Sono na adolescência. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 60-66, abr./ jun. 2012.

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

COSENZA, Ramon M. O cérebro diferente dos nativos digitais. Revista Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, v. 3, n. 9, p. 6-9, jun./ ago. 2011.

COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CUNHA, Claudio da. Introdução a neurociência. Campinas, SP: Editora Átomo, 2011.

EISENSTEIN, Evelyn. Crescimento biopsicossocial virtual. In: ABREU, Cristiano Nabuco; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela Bruno (org.). Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 207-220.

FERREIRA, Ana Maria Matins Rocha. A motivação na aprendizagem de línguas estrangeiras: em que medida pode a utilização do audiovisual aumentar a motivação dos alunos? 2011. 125 f. (Mestrado em Ensino do Inglês e do Alemão no Ensino Básico) – Departamento de Estudos Germanísticos e Departamento de Estudos Anglo-americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011. Disponível em: http://sigarra.up.pt/flup/en/publs_pesquisa.show_publ_file?pct_gdoc_id=27887. Acesso em: 28 jan. 2014.

FERREIRA, Márcia. Competências de linguagem oral e percepção auditiva em crianças com atraso de linguagem. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Especialização em Educação Especial, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Porto, 2012. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/handle/123456789/1273. Acesso em: 19 jul. 2014.

FIGUEIREDO, Liliana. O papel da motivação na construção da aprendizagem. 2001. 153f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Estudos Alemães, Departamento de Estudos Germanísticos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2011. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4151/1/ulfpie039516_tm.pdf. Acesso em: 19 jul. 2014.

FRIGOTTO, Márcia M. As relações entre estratégias de aprendizagem, motivação e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2006. 71 f. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2006. Disponível em: http://www.calem.ct.utfpr.edu.br/monografias/MarciaMariaFrigotto.pdf. Acesso em: 24 maio 2014.

GABRIEL, Martha. Educar: a revolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.

GUIMARÃES, Sueli Édi R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José A. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009a. p. 37-57.

GUIMARÃES, Sueli Édi R. A organização da escola e da sala de aula como determinante da motivação intrínseca e da meta de aprender. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José A. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009b. p. 58-77.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Por que o bocejo é contagioso?: e as novas curiosidades sobre o cérebro. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

KREBS, Claudia; WEINBERG, Joanne; AKESSON, Elizabeth. Neurociências ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2013.

LENT, Robert. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

MARCHESI, Álvaro. O que será de nós, os maus alunos? Porto Alegre: Artmed, 2006.

MARCHESI, Álvaro. Os alunos com pouca motivação para aprender. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.129-146.

MICHELON, Dorildes. A motivação na aprendizagem de língua inglesa. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/download/33/65. Acesso em: 21 jul. 2014.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RELVA, Marta Pires. Neurociência e educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SALOMO, Dorothe. Jugendliche lernen anders Deutsch. München: Goethe-Institut e.V., 2012. Disponível em: http://www.goethe.de/lhr/jug/deindex.htm. Acesso em: 4 maio 2014.

SIEMENS, George. Conectivismo: uma teoria de aprendizagem para a idade digital. 2004. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/conectivismo%5Bsiemens%5D.pdf. Acesso em: 14 jun. 2014.

SILVA, Ana M.; PESSOA, Mara P. Recursos didáticos e inovações tecnológicas no ensino de língua estrangeira moderna. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1452-8.pdf. Acesso em: 26 jul. 2014.

SILVA, Patricia Konder Lins e. A escola na era digital. In: ABREU, Cristiano Nabuco; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela Bruno (org.). Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p.137-145.

SOUZA, Deborah L. da Silza; CARVALHO, Débora C.; MARQUES, Eliana de Sousa A. O uso de recursos tecnológicos em sala de aula: relato envolvendo experiências do PIBID do curso de Pedagogia da UFPI. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012. Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/54229abfcfa5649e7003b83dd4755294.pdf. Acesso em: 21 jul. 2014.

SPITZER, Manfred. Aprendizagem: neurociências e a escola da vida. Heidelberg: Editora Spektrum Akademischer Verlag, 2002.

TARCITANO, Luiz A. C. Neuroplasticidade cerebral e aprendizagem. In: RELVAS, Marta P. (org.). Que cérebro é esse que chegou à escola?: as bases neurocientíficas da aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012. p. 211-238.

VIANA, N. Variabilidade da motivação no processo de aprender língua estrangeira na sala de aula. 1990. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1990. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000051434. Acesso em: 06 jul. 2014.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Como Citar

Konrad, J. T. (2014). Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências. Revista Acadêmica Licencia&Acturas, 2(2), 22–32. https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.42

Edição

Seção

Artigos